sexta-feira, 8 de junho de 2012

Itamarandiba: SAMU atenderá a mais de 50 mil pessoas


Unidade da cidade atenderá também a Coluna e Carbonita

A base descentralizada do SAMU Itamarandiba entrou em operação em abril e beneficiará uma população de 50 mil habitantes. 
Além de Itamarandiba os municípios vizinhos de Carbonita e Coluna também serão atendidos. Ambos, localizados a cerca de 50 Km de Itamarandiba e situados numa das principais vias de ligação entre o leste e o norte de Minas. 
A unidade, localizada na Avenida Fernão Dias, n. 428 - Bairro Florestal, conta com  uma unidade móvel, cinco condutores socorristas e seis técnicos de enfermagem. 
De acordo com os coordenadores do SAMU, com a implantação da unidade será reduzido o  tempo de resposta na atenção primária com a estabilização dos pacientes e posterior deslocamento para as unidades hospitalares da cidade, ponto complementar do atendimento na região.
Já nos casos mais graves uma unidade móvel avançada - UTI Móvel - será necessária para o deslocamento dos pacientes para unidades de referência em centros médicos distantes como Diamantina ou Belo Horizonte.
O SAMU atende 24 horas e poderá ser acionado, em breve, pelo 192.
A partir de agora as duas unidades hospitalares da cidade passam a adotar o seguinte cronograma de atendimento:
 Hospital Itamarandiba: Plantões nos dias pares.
 Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra/ hospital referência do SAMU: Plantões todos os dias para urgências e emergências.

Por Pedro Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário