sábado, 19 de junho de 2010

Viva o Vale do Jequitinhonha – 3 - por Tadeu Martins

Viva o Vale do Jequitinhonha – parte 3
por Tadeu Martins
Iniciativas que merecem registro no Vale
Nem todas as ações governamentais em nossa região devem ser consideradas negativas. Existem pessoas, órgãos e instituições trabalhando para melhorar a vida do povo da nossa região. E nós temos o grande defeito de não divulgar os nossos valores, temos vergonha de elogiar quem merece.

Assim, quero deixar público o registro do nosso agradecimento a três iniciativas que estão contribuindo para o desenvolvimento do nosso querido Vale do Jequitinhonha.
1 – Governo Federal Desde seu primeiro mandato, o presidente Lula mostrou interesse em promover a nossa região. Basta lembrarmos de uma das primeiras reuniões de trabalho com os seus ministros, realizada na cidade de Itinga, onde logo depois ele construiu a tão sonhada ponte sobre o Rio Jequitinhonha.

A criação da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – foi uma das mais importantes contribuições para a nossa região. “O tempo é o senhor da razão” e em pouco tempo poderemos comprovar o valor da UFVJM. A criação do Campus Diamantina possibilitou um grande desenvolvimento do pólo moveleiro de Turmalina, já que todos os móveis a serem usados nos campus da UFVJM são produzidos naquela cidade.

2 – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Pela atuação do ministro Patrus Ananias, mineiro, nascido em Bocaiúva, uma das cidades da nossa região, por sua formação ética, seu espírito humanista e comprometido com as causas populares, está mudando a cara do Vale do Jequitinhonha.

A consolidação de diversos programas sociais estruturantes, tem dado ao nosso povo a possibilidade de sonhar com uma vida melhor. Basta viajar pela nossa região para sentir que o MDS está ajudando na construção de uma nova realidade para o Vale do Jequitinhonha, restabelecendo e fortalecendo a dignidade dos nossos cidadãos. O Ministério se faz presente em TODAS as cidades da região, dando o peixe, mas principalmente ensinando o povo a pescar.

3 – Secretaria Estadual da Reforma Agrária e Instituto de Terras – ITER, através do secretário e ex-deputado Manoel Costa está prestando um relevante serviço para a nossa região, um sonho antigo do nosso povo.

Milhares e milhares de famílias do Vale estão recebendo os títulos de posse das suas propriedades rurais. Nesta área, o secretário Manoel Costa distribui mais títulos de posse em três anos, do que a soma de todos os governos desde a implantação da República no Brasil.

Milhares e milhares de famílias de posseiros, que sempre sofreram com as grilagens de terra, são hoje, de fato e de direito, proprietários das suas terras. Mais felizes, ampliarão a semeadura de sonhos e a plantação de esperança.
Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas queremos parabenizar estas três iniciativas em prol do nosso Vale. Que elas sirvam de exemplo para outros dirigentes, órgãos e instituições.

Para finalizar, esperamos que o Governo de Minas possa definir o mapa real do nosso Jequitinhonha. Quantas e quais são as cidades do Vale?

Com o mapa bem definido nós vamos defender as nossas fronteiras de uma maneira que sempre soubemos fazer, abrindo-as ao máximo e escancarando os corações para receber, com carinho, respeito e cordialidade, todos os povos do mundo.

Viva o Vale do Jequitinhonha!

Tadeu Martins é de Itaobim, vive em BH, desde 1973. É poeta, produtor cultural e contador de causos. É um dos principais militantes da cultura popular do Vale e fundador do Festivale e do Jornal Geraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário