sexta-feira, 11 de junho de 2010

UFMG divulga programação de Festival de Inverno em Diamantina

UFMG divulga programação do 42º Festival de Inverno em Diamantina Foto: atração do Festival de Inverno, o multiartista Arnaldo Antunes, poeta, compositor, músico e escritor
Arnaldo Antunes, Naná Vasconcelos e o ator Paulo José, além do documentarista Eduardo Coutinho e do curador da Bienal de São Paulo, Agnaldo Faria, são presenças confirmadas no 42° Festival de Inverno da UFMG, que acontece de 20 a 29 de julho, em Diamantina. Com o tema Projeções – capturas e processos, essa edição do evento terá como eixo a produção cinematográfica, sob diferentes aspectos. Um filme será produzido coletivamente nas oficinas oferecidas aos participantes, com atuação dos artistas convidados.

A programação do Festival prevê cursos e oficinas de iniciação e aprofundamento nas áreas de artes cênicas, literárias, musicais, visuais e de projetos especiais, além de apresentações artísticas, exposições e instalações. As inscrições estarão abertas de 14 a 24 de junho. As matrículas para as atividades que não demandam seleção acontecerão de 1° a 19 de julho. A programação de eventos que acontecem paralelamente às oficinas será divulgada no final de junho. Mais informações no site www.ufmg.br/festival.

Em sua 42° edição, o Festival de Inverno da UFMG é um dos mais longevos programas de extensão na área de artes e cultura promovido por uma instituição de ensino superior no país e sempre procura manter sua proposta fundamental de atuação como espaço de iniciação, aprofundamento, experimentação e pesquisa de novas linguagens artísticas. Ele traz como diferencial a realização de atividades envolvendo diversas áreas de conhecimento, o que contribui para o intercâmbio de experiências e a identificação de novas tendências. A maioria dos artistas participantes vem de espaços formais de aprofundamento artístico ou possui algum tipo de formação acadêmica. O evento tem como público estudantes e profissionais das áreas de artes, cinema, letras e comunicação.

Projetos especiais destinados à população de Diamantina serão desenvolvidos durante o Festival, com apoio da prefeitura. Neste ano o foco será a formação profissional de músicos da região, levando em consideração a tradição da população de engajamento nessa área.
Programação
Além dos cursos e oficinas haverá encontros com artistas e pensadores brasileiros que, por meio de palestras, performances e shows, apresentarão sua produção em arte contemporânea. Dia 24 de julho, às 18h, o arquiteto Agnaldo Faria falará sobre Processos curatoriais e a Bienal de São Paulo. A Performance poéticade Arnaldo Antunes acontece em 25 de julho, no mesmo horário. No dia seguinte, às 18h30, será a vez do documentarista Eduardo Coutinho, às 18h30, e o ator Paulo José vai falar de cinema, teatro e televisão. Naná Vasconcelos encerra a série de encontros no dia 28 de julho, às 21h.

Fonte: UFMG, com a lembrança do Passadiço Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário