quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jequitibar de BH reuniu artistas e organizadores do Festivale 2010

Jequitibar de BH reuniu artistas e organizadores do Festivale 2010
Foto: cantor Tadeu Franco, natural de Itaobim. Ele cantou seu sucesso "Nós dois"
A FECAJE, O instituto VALEMAIS, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Padre Paraíso e a APACA promoveram o lançamento do 28º Festivale em Belo Horizonte, no Jequitibar (Av. Assis Chateaubriand, 573 – Floresta), dia 6 de junho (domingo), com a presença festiva de centenas de pessoas, dentre agentes culturais, cantores, compositores, políticos, folcloristas e apaixonados pelo Vale do Jequitinhonha.

O município de Padre Paraíso, tendo à frente o prefeito Fabrício Gomes Costa, o vereador Raimundo Vieira Dutra (presidente da Câmara Municipal) e grande comitiva, serviu farta porção de carne de sol, farofa de andu e uma cachacinha com mel, abrindo assim o apetite cultural dos presentes.

Após a abertura formal, com os representantes das entidades promotoras e apoiadoras do Festivale, seguiu-se a apresentação dos poetas Gonzaga Medeiros, Tadeu Martins e Cláudio Bento.


Presente um extraordinário time de cantores: Tadeu Franco, Rubinho do Vale, Walter Dias, Carlos Farias, Saulo Laranjeira, Wilson Dias, Tau Brasil, Frei Chico, Lucinho Cruz, dentre outros. Destaque para a banda Quinto Tempo, formada por Wallace Gomes e Pedro Henrique (filhos de Wilson Dias), Augusto Cardoso (filho de Tau Brasil), Davi (filho de Rubinho do Vale) e Vinícius (filho de Airton Prates). É a nova geração tomando a linha de frente do movimento artístico do Jequitinhonha.

Também marcaram presença a Deputada Federal Jô Morais (PC do B) o Deputado Federal José Fernando Aparecido (PV) o Deputado Estadual Carlos Gomes (PT) e o ex-ministro Nilmário Miranda, pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal. Todos eles sempre mostraram envolvimento e simpatia com o movimento cultural da região.
Foto: o cantor Carlos Farias e o deputado estadual Carlos Gomes ( PT/MG).
A programação cultural do Festivale já está quase definida, com oficinas, noite literária, apresentações folclóricas e shows de vários artistas do Jequitinhonha e do Mucuri.

Entretanto, segundo apuramos durante a festa, ainda não estava assegurada a presença do Coral das Lavadeiras de Almenara nem do cantor Carlos Farias no evento, por falta de recursos financeiros, o que é um verdadeiro absurdo, considerando-se a importância de ambos no cenário artístico de Minas Gerais.

Eles se tornaram um dos maiores divulgadores da cultura popular do Vale do Jequitinhonha em nosso país e até em outras partes do mundo e não podem ficar de fora. Muitas pessoas vêm manifestando interesse de ir a Padre Paraíso, na expectativa de curtir o grupo ao vivo.

Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário