quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vale recebe 6 Pólos de inovação tecnológica

Vale recebe 6 Pólos de inovação tecnológica
Almenara, Araçuaí, Diamantina, Salinas, Teófilo Otoni serão beneficiados
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), assinaram, nessa terça-feira (01.06.10), Acordo de Cooperação Técnica, em Montes Claros, no Norte de Minas, durante solenidade realizada no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. O documento prevê a integração de competências para implantação e consolidação do projeto Plataformas Polos de Inovação do Norte e Nordeste de Minas Gerais, que buscam a transformação socioeconômica dessas regiões.
Os polos de inovação deverão chegar a 10 municípios, conforme o projeto em desenvolvimento na Sectes, construído a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).
Os objetivos são concentrar recursos humanos qualificados, bem como fortalecer estruturas de ensino e pesquisa; fomentar projetos de inovação que atendam às demandas locais e regionais priorizadas nos planos diretores dos polos; e capacitar mediadores na utilização de infraestrutura da web 2.0 visando a fomentar a cultura empreendedora.
Em Diamantina, Salinas, Teófilo Otoni e Araçuaí, os polos já foram instalados e estão desenvolvendo projetos dentro dos objetivos traçados. Almenara será o próximo beneficiado do Vale.
Além do IFNMG estão envolvidas no projeto a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O reitor do IFNMG, Paulo César Pinheiro de Azevedo, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento de regiões que precisam avançar e dar mais qualidade de vida à população. “Não mediremos esforços para contribuir com esse projeto”, afirmou Azevedo. O diretor geral do campus Salinas do IFNMG, Adalcino França Júnior, fez questão de dar o seu depoimento de que o polo de inovação instalado naquele município já apresenta resultados expressivos em diversos projetos, entre eles o de melhoramento da cerâmica e do Teia, que capacita jovens para serem empreendedores utilizando a internet.
O pró-reitor do Instituto, Álisson Magalhães Castro, fez uma apresentação da escola, mostrando os números atuais e as metas de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Disse ainda que o IFNMG está pronto para as transformações regionais propostas pela Plataforma Polos de Inovação.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, explicou a decisão governamental de investir no projeto estruturador Arranjos Produtivos Locais (APL) no qual estão inseridos os polos de inovação. Manifestou o entusiasmo com as parcerias das instituições de ensino e pesquisa e defendeu a entrada de outras que já desenvolvem trabalhos nas regiões priorizadas.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário