sábado, 26 de junho de 2010

Araçuaí: Prefeitura realiza prestação global de contas

Araçuaí: Prefeitura realiza prestação de contas
Município realizou, pela primeira vez, a prestação de contas de todas as secretarias
Foto: Plenário da Câmara Municipal ficou lotado durante Audiência Pública
A Prefeitura Municipal de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, realizou, pela primeira vez, a prestação de contas de todas as Secretarias, na última quarta feira, dia 23.06, na Câmara Municipal.

Depois de um ano e seis meses de governo, a Prefeitura Municipal de Araçuaí realizou a primeira audiência pública para prestação de contas de todas as secretarias. A reunião começou por volta das 14:00 horas e se estendeu até por volta das 19:00 horas. Para nortear o trabalho foi realizado um Termo de Ajuste – TAC com o Ministério Público, que tem exigido da Prefeitura o cumprimento da prestação de contas que é um dever legal.

O auditório da Câmara Municipal estava lotado para a audiência que foi presidida por Luciana Magalhães. Todos os secretários municipais estavam presentes com exceção da Secretária de Obras que estava viajando. A primeira parte da audiência foi realizada pela área jurídica da Prefeitura que demonstrou de forma global de onde vieram os recursos e onde foram investidos, entretanto os participantes ficaram frustrados por que a prestação de contas não mostrava de forma detalhada onde e como o dinheiro público foi aplicado.

Depois da apresentação global dos recursos, cada Secretaria mostrou suas ações e metas a cumprir. Em seguida o público poude participar fazendo perguntas por escrito e assinadas. Como o volume de informações era muito grande os presentes não tiveram como analisar os dados. Até mesmo os representantes da Prefeitura não responderam alguns questionamentos porque afirmaram que teriam que estar com todos os documentos para analisá-los e dessa forma esclarecer as dúvidas.

Depois da participação do público, foram abertas as perguntas para os vereadores que fizeram uma série de questionamentos.

Tudo que o governo gasta vem dos impostos e taxas pagas pelo cidadão, este dinheiro que é público deve ser bem aplicado. Por isso todo Prefeito, Governador e Presidente da República tem o dever de gastar o dinheiro corretamente e prestar contas. E a população tem o direito de saber como esses recursos estão sendo aplicados.

Fonte: Portal Ara, com informações da TV ARAÇUAÍ
Repórter: André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário