domingo, 6 de junho de 2010

Maio foi o mês de combate à exploração e abuso sexual

Maio foi o mês de combate à exploração e abuso sexual
Foto: Manifestação no centro de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha
Maio foi o mês que vários municípios concentraram a campanha de combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Municípios como Salto da Divisa, Almenara, Itaobim, Araçuaí e Itamarandiba movimentaram os ativistas sociais, famílias e cidadãos para conscientizarem os cidadãos sobre esta chaga social que corrói a formação de novos cidadãos.

Itamarandiba foi um dos destaques no Vale do Jequitinhonha.

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Tutelar de Itamarandiba, com efetivo apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Assistência Social e de Cultura, realizaram no dia 18 de maio grande manifestação em combate ao abuso sexual infanto-juvenil.
O movimento realizado na terça feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contou, ainda, com apoio das Escolas Municipais e Estaduais, Creches Municipais, Polícia Civil e Militar, Lideranças Religiosas e dos programas sociais PROJOVEM, MINAS OLÌMPICA e PETI.

A manifestação consistiu em conscientizar e alertar a população da importância de combater a violência sexual, tida pelos organizadores uma das formas mais cruéis de desrespeito aos direitos de meninos e meninas. Para a equipe do Conselho Tutelar formada pelas conselheiras Zenólia Oliveira, Rosana Barbosa, Jayne Araújo, Flaviane Bravo e Islaine Cirilo, a exploração e abuso sexual agridem a saúde física e psicológica da criança e adolescente, causando danos irreversíveis. Para que sonhos e esperanças não sejam destruídos as conselheiras fazem um apelo à população para que se mobilize e denuncie o infrator.

Para chamar atenção da sociedade os organizadores realizaram uma passeata, com aproximadamente 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, que saiu da Praça Tancredo Neves, Bairro São Geraldo, rumo a Praça dos Agricultores, Centro da Cidade; no percurso faixas com dizeres de ordem e alerta foram expostas e cartilhas educativas distribuídas aos transeuntes e nos comércios itamarandibanos.

O Presidente do CMDCA, o Advogado Thiago A. Junior Andrade, comentou que a data de 18 de maio simboliza o sonho de toda a sociedade em contribuir para um futuro melhor para as crianças e adolescentes. O Presidente, falou, ainda, que o CMDCA, além de trabalhos de conscientização, oferece outras ações em prol do combate e defesa dos infanto-juvenis.
Foto: Crianças e adolescentes participaram de forma festiva da manifestação em Itamarandiba
“O Conselho formula diretrizes orientadas das políticas públicas relacionadas à defesa da criança e adolescente. Devemos frisar, ainda, que somos o órgão gestor do Fundo da Infância e Adolescência que financia ações como reforma e construção de creches, construção de sala de fisioterapia na APAE, dentre outras.”, diz.

Na Praça dos Agricultores aconteceu evento com várias atividades, dentre elas, palestra com o tema “Abuso, Exploração de Crianças e Adolescentes X Atuação Policial”, que foi ministrada pelo Soldado Diogo.

Já o Médico André Viotti foi convidado a fazer explanações a cerca do tema Abuso e Exploração. O Médico sanou dúvidas e alertou os familiares aos perigos existentes. “Devemos entender que toda criança está em risco de abuso. Os pais precisam estar sempre atentos, pois, os estudos mostram que 70% dos abusadores são pessoas próximas e gentis. Uma vez cometido, o abuso pode acarretar em sérios problemas como depressão e até mesmo suicídio.”, alertou.

Para fechar com ‘chave de ouro’ evento de grande apelo social e de suma importância para toda a sociedade, o Grupo Só Kerer fez bela apresentação musical. O show contagiou a todos que se aglomeraram na Praça.

Com informações da ASCOM da Prefeitura de Itamarandiba e do Blog Itamigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário