segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rica Barueri abraça a pobre Berilo

Barueri: a 9ª cidade mais rica do país; a 3ª de São Paulo
Solidária, cidade cria Movimento Sou do Bem
Barueri é um município do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de São Paulo. Sua população estimada é 270.173 habitantes. Sua área territorial é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4.271,0 hab/km².
A cidade limita com Santana de Parnaíba, Osasco, Carapicuíba, Jandira, e Itapevi.

É uma cidade que há mais de 30 anos era conhecida como uma das mais violentas do país. Transformou-se totalmente.
Tem os melhores indicadores de qualidade de vida do pais: Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,62; Expectativa de vida : 71,35 anos; Taxa de alfabetização: 93,36%; Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,826; IDH-M Renda: 0,808; IDH-M Longevidade: 0,772 ; IDH-M Educação: 0,899. Fonte: IPEA-DATA
Economia
Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, e um dos pólos empresariais mais famosos do Brasil.
Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas.
Possui a alíquota de ISS mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura de Barueri.
A cidade é a 9ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto (PIB) de R$ 25.483.663, superior a 20 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o terceiro maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo e Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo).
Parques Empresariais
Barueri possui um Parque industrial bem desenvolvido. A tendência é o crescimento neste segmento em razão dos seguintes fatores:
Proximidade da capital paulista e rota para o Mercosul; Política de baixa tributação garantida por Lei; Disponibilidade de mão-de-obra qualificada;
• Infra estrutura completa para a instalação da nova empresa: sistema viário, asfalto, iluminação, ligação de água, entre outros
• Disponibilidade de áreas do Distrito Industrial do Votupoca (1.500.000 m²) e no Novo Centro Comercial (255.513 m²).
São quatro os parques empresariais em Barueri: AlphavilleAlphaville/Tamboré, Jardim Califórnia, Jardim Belval e Votupoca
Centro Comercial
Outra medida que visa atrair investimentos para o município é o projeto de expansão do Centro Comercial, que será implantado em uma área no centro da cidade de 255.513 m². Esta área, adquirida do Exército Brasileiro pelo governo municipal, faz parte do projeto de urbanização da expansão comercial da área central da cidade.
Esportes
A cidade de Barueri tem um dos time mais jovens da série A do Campeonato Brasileiro. Fundado em 1989, somente em 2001 veio a se profissionalizar, ganhando a Copa São Pualo de Futebol Júnior, com o nome de Roma. Daí para cá, veio trilhando as séries do campeonato paulista e brasileiro até chegar à primeira divisão.
Possui a Arena Barueri, um dos estádios mais modernos do país. São em estádios modernos que a cidade oferece que se disputam grandes jogos do basquete e vôlei internacionais.
Administração Pública

Com uma administração pública arrojada e moderna, Rubens Furlan é o prefeito já no seu quarto mandato. Procura atrair investimentos, mas movimenta a sociedade para causas sociais como a doãção de veículos e equipamentos para pequenas prefeituras de São Paulo e de outros estados do Brasil.
Criou um Fundo Social de Solidariedade que mobiliza mais de 6.500 cidadãos para arrecadar diversos tipos de benefícios para colaborar e ser solidários com cidades ou regiões que sofrem de algum tipo de tragédia ou situação social vulnerável. Foi a cidade que mais ajudou as famílias de Santa Catarin, atingidas pela enchente de fim de ano, em 2008.
Agora, em 2009, adotou o municipío de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, quando pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, principalmente as de baixa renda.
Com informações do http://www.barueri.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário