segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Tropeiros do Vale contam suas histórias

Videos do Vale mostram história regional recente
Tropeiros de Chapada do Norte, Capelinha e Berilo registraram sua história






Fotos: Tropeiros José Caetano Ferreira; Sebastião Machado e Zé do Ponto
O pesquisador Ted Machado gravou vários videos sobre os tropeiros e sua importância para vida das pessoas, até meados de 1960. Estão aqui depoimentos riquìssinos sobre a história recente do Vale do Jequitinhonha.
"naquela época era mais difícil, hoje o mundo é outro, tem mais conforto, naquele tempo não tinha, quem tinha tinha, quem não tinha sofria, e hoje igualou, pra quem tinha um jeitinho bom era bom, mas os pequenos sofria muito, antigamente a gente dava um quilo de toicinho num dia de serviço, uma rapadura num dia de serviço, isso tudo acabou, eles hoje ganham de 4 a 5 quilos num dia, e assim o tempo melhorou".
Contou essa e outras o tropeiro Antenor de Sales Pereira, de Berilo, de 92 anos..."
Clique e veja o depoimento emocionante de seu Antenor:
http://www.youtube.com/watch?v=6U9skzqvFbQ&feature=PlayList&p=FE2C045BBAA0A2A8&playnext=1&playnext_from=PL&index=3 Além de Antenor de Sales, de 92 anos, outros tropeiros conhecidos em suas cidades e região gravaram video. Em Chapada do Norte, foram ouvidos José Caetano Ferreira; Sebastião Machado Figueiredo; Milton Lemos Ferreira; Leônidas Evangelista Barbosa e José Sebastião Vaz, o Zé do Ponto.
Como surgiu a Série Tropeiros
Em julho de 1999, o Pesquisador e Documentista participa da Expedição Spix e Martius, que sai da cidade de Ouro Preto MG com destino a Diamantina MG. Foram 22 dias de viagem no lombo de mula, acompanhado por outros expedicionários em dois lotes de animais, tendo como objetivo resgatar a história das tropas e tropeiros, das viagens dos naturalistas europeus e de elaborar o Guia Turístico da Estrada Real.
Muito do que sabemos sobre os tropeiros e do modo viajante da época nos foi narrado pelos naturalistas europeus, os cronistas do século XIX.
Quem eram os tropeiros
O tropeiro circulou com suas tropas de burros e mulas, pelas mais diversas trilhas, caminhos e estradas das Minas de ouro e dos campos Gerais.
O tropeiro negociava o transporte e comercializava cargas de sua propriedade. Trabalhava, ainda, como mensageiro oficial, levava correio e transmitia notícias de um lugar a outro. Intermediava negócios, portava valores e medicamentos.
Provendo os tropeiros e suas tropas com acessórios e infra-estrutura de viagem, estava o domador responsável pela doma dos animais, o cangalheiro que fazia e consertava as cangalhas, o seleiro que fazia e consertava selas, os pousadeiros que ofertavam serviços e infra-estrutura para pouso e descanso e muitos outros.
Esta atividade foi considerado como um complexo sistema de transporte no auge da exploração mineral.
Depois, com o declínio da mineração e o surgimento da indústria ferroviária e automobilística - no século XX - esta atividade perde seu valor.
E para salvaguardar toda esta epopéia, responsável pela pluralidade e diversidade da cultura mineira é que se propôs
entrevistá-los gerando vídeo documentário ao final da série.
Este trabalho voluntário foi realizado como atividade secundária, visto que, nesta ocasião o autor prestava consultoria na Identificação de Lideranças Locais para implementação do Turismo nos município de Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol, pertencentes ao Circuito Turístico Lago de Irapé. Norte de Minas Gerais.
Ronildo Araújo Machado / Ted Machado - Coordenador da Série Tropeiros

Um comentário:

Érica Ribeiro disse...

Oieeeeeeeee,virei fã do blog..Estou aqui para desejar á todos um ano novo maravilhoso,cheio de vitórias,paz,amor e muita prosperidade!!!
Vou divulgar o blog aqui em Barueri!!!
CONTA MAIS..ADORO AS HISTÓRIAS DO POVO MINEIRO!!!
BJUS E PARABÉNS PELAS MATÉRIAS!!!
ÉRICA-SP

Postar um comentário