"Mais Cultura" beneficia projetos de 49 cidades do semiárido
Artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais de municípios do semiárido mineiro já podem comemorar.
Artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais de municípios do semiárido mineiro já podem comemorar.
Mais de R$ 937 mil serão destinados a 86 projetos selecionados pelo primeiro edital do Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais, beneficiando 49 municípios da região.
A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC).
Os 86 projetos foram selecionados de um total de 279 inscritos.
As propostas têm valor médio de R$ 10,8 mil e jovens da região, entre 17 e 29 anos, como protagonistas ou beneficiários.
Cada iniciativa vai receber de um a 30 salários mínimos, devendo ser realizada e concluída em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.
“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções.
Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e Banco do Nordeste, estamos democratizando o acesso a crédito para apoiar as múltiplas expressões culturais do semiárido, contribuindo para promover a cidadania e a autoestima de milhares de jovens”, destaca a secretária de Articulação Institucional e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles.
Muncípios beneficiados:
Almenara, Araçuaí, Berizal, Caraí, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Cristália, Divisópolis, Francisco Badaró, Francisco Sá, Grão Mogol, Fruta de Leite, Itacambira, Itacarambi, Itaobim, Itinga, Jaíba, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Lontra, Manga, Matias Cardoso, Medina, Miravânia, Montalvânia, Montezuma, Nova Porteirinha, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Rubim, Salto da Divisa, Santa Cruz de Salinas, Santa Maria do Salto, Santo Antonio do Retiro, São João das Missões, São João do Paraíso, Taiobeiras, Varzelândia, Verdelândia, Virgem da Lapa são as 49 cidades sedes dos projetos selecionados.
Para conhecer a lista com as propostas que serão beneficiadas, acesse http://www.cultura.mg.gov.br/.
Com informações da Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário