domingo, 13 de dezembro de 2009

Turmalina fortalece Pólo Moveleiro

Turmalina inaugura Núcleo Tecnológico para fortalecer Pólo Moveleiro
Turmalina - Alto Jequitinhonha
A FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, através do Senai e do Instituto Euvaldo Lodi-IEL, e em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o governo de Minas Gerais, inaugurou nessa última terça-feira(01/12), em Turmalina, Vale do Jequitinhonha, o Núcleo do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Vale do Jequitinhonha-Movale.
O empreendimento, que tem ainda o apoio da Prefeitura de Turmalina, tem o objetivo de fortalecer o polo moveleiro dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri por meio do aumento da competitividade de suas empresas que utilizam madeira de florestas renováveis.
Projeto sutentável
O projeto foi elaborado pelo IEL que implantou um núcleo permanente de prototipagem e produção de móveis na região com infra-estrutura e tecnologia de ponta do setor, criando condições às indústrias moveleiras para desenvolver e produzir produtos com maior valor agregado.
O presidente da Regional Norte da Fiemg, Ariovaldo Melo, destacou que o empreendimento, fruto do sonho e da ação de pessoas que acreditam em um futuro melhor, vai proporcionar o oferecimento de cursos de capacitação e treinamento de empresários e funcionários e também prestação de serviços para as indústrias da região.
O diretor do INDI-Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerias-, Athos Avelino, que representou o governo do Estado na solenidade, disse que o Núcleo vai proporcionar a construção de móveis com identidade própria do Jequitinhonha.
O Senai ficará responsável pela coordenação dos diversos cursos de qualificação de mão-de-obra que serão oferecidos no Núcleo, e ainda pela consultoria e assessoria técnica e tecnológica.
A madeira proveniente das plantações de eucalipto que circundam a região, será a matéria prima utilizada na fabricação de móveis.
A Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo, representou o Ministro Geddel Vieira Lima na solenidade de inauguração do Movale. Ela destacou a decisão da sociedade civil organizada em criar um empreendimento cujos resultados serão maior geração de emprego e renda.
O Movale será coordenado pelos empresários da indústria do Setor de Móveis e Artefatos de Madeira de Turmalina, liderados pelo empresário José Antônio Pereira, delegado regional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira do Estado de Minas Gerais.
Com informações do http://www.fcgt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário