sábado, 26 de dezembro de 2009

Fórum Social Mundial será em Porto Alegre

Fórum Social Mundial comemora 10 anos em Porto Alegre

Inscrições estão abertas até dia 15 de janeiro

O Fórum Social Mundial, maior evento de organizações sociais do mundo, será realizado em Porto Alegre, no final de janeiro de 2.010, com eventos em várias cidades do Rio Grande do Sul. Com um novo formato, haverá eventos em todo o mundo, em muitas localidade e regiões do mundo.

No Fórum são discutidas idéias, ações, projetos, programas, políticas públicas e sociais para enfrentar os problemas do mundo, sob o ponto de vista da sociedade e não apenas dos governos, como em outros eventos mundiais.Conforme define sua Carta de Princípios, o Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.

Histórico do Fórum

O três primeiros Fóruns aconteceram em Porto Alegre, em 2001, 2002 e 2003. Em 2004, aconteceu na Índia, Em 2005, voltou para Porto Alegre. A edição do FSM em 2006 foi policêntrica, ou seja, ocorreu de forma descentralizada, em diferentes lugares do mundo. Três cidades sediaram o FSM 2006: Bamako (Mali – África), entre 19 e 23 de janeiro de 2006, Caracas (Venezuela – América) e Karachi (Paquistão – Ásia), entre 24 e 29 de março de 2006. A edição de Karachi, originalmente, estava planejada para acontecer simultaneamente ao evento venezuelano. Porém, devido ao terremoto que atingiu o país em outubro de 2005, sua realização foi adiada por dois meses.

Em 2007, aconteceu na África. Não houve em 2008. Em 2009, Belém do Pará sediou o Fórum.

Fórum 2009

Durante seis dias no final de janeiro, cidadãos, movimentos e organizações de 142 países se encontraram na cidade de Belém para o IX Fórum Social Mundial. Mais de 2300 atividades envolveram 113 mil participantes em painéis, debates, seminários, atividades culturais, marchas e espaços abertos para a interação direta entre os participantes do evento na região amazônica.A convergência de movimentos e organizações da sociedade civil saiu fortalecida ao final, promovendo novas alianças para enfrentar as crises mundiais.

Os participantes vieram de cinco continentes. Entre as 5808 organizações presentes, 489 vieram da África, 155 da América do Norte, 119 da América Central, 334 da Ásia, 4193 da América do Sul e 27 da Oceania. Mais de 1300 representantes de nações e povos indígenas e originários estiveram presentes, marcando a mais significante participação em toda a história do FSM.

Inscrições abertas para todos

Estão abertas as inscrições para o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre que ocorre de 25 a 29 de janeiro. As atividades acontecem em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Gravataí e na Capital. A inscrição pode ser feita até 15 de janeiro pelo site. O valor de R$ 20,00 a ser cobrado servirá para custear os materiais que serão entregues no credenciamento.

No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o FSM não terá um evento único e centralizado e sim uma ação global. E o conjunto de atividades do FSM 10 Anos Grande Porto Alegre lançará esta série de ações, que se dará de forma permanente ao longo de todo o próximo ano, através de eventos em várias partes do mundo.

Tenha mais informações no http://www.fsm10.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário