terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Berilo cria Fundo Social de Solidariedade

Berilo cria Fundo Social de Solidariedade
A Prefeitura de Berilo encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei para criação de um Fundo Social de Solidariedade para movimentar recursos, ações e projetos do Movimento Sou do Bem que começa a tomar corpo em todas as comunidades de Berilo, similar ao movimento da cidade paulista de Barueri.
O Fundo Social de Solidariedade será responsável pelos projetos sociais financiados por doações de empresas, de cidadãos e instituições pública e privada como as que estão sendo concretizadas pela comunidade de Barueri.
Muitas pessoas que desconhecem a realidade do município acreditam ser uma ofensa a cidade reconhecer que tem muitos problemas sociais e que necessita de ajuda, sobretudo em um momento de crise como a que estamos vivendo no mundo todo.
Realidade de Berilo
Há duas realidades diversas no município:
uma é aquela da cidade onde as pessoas vivem como servidores públicos, prestadores de serviços ou comerciantes, concentrando todo o movimento econômico do município. As comunidades que estão às margens direita do rio Araçuaí também tem uma certa estrutura de manter as suas famílias como Roça Grande, região do Caititu, Vila Santo Izidoro, Água Limpa de Cima, de Baixo e Quilombolas, além de algumas outras à margem esquerda do Araçuaí, como Ribeirão, Barbosa, Lagoa Ezequiel e Ramalho.
Porém, a partir de Vai Lavando e em toda a região de Lelivéldia, Coqueiros, Monte Alto, Cardoso, Piedade, Lagoinha, Veredas, Portilho e outras localidades, as famílias lutam muito para sobreviver.
Quase todas as famílias são beneficiárias do Bolsa-família e muitas necessitam de cestas básicas para se alimentarem. São essas comunidades também que concentram os casos de pessoas com sofrimento mental e com deficiências físicas. O BPC – Benefício de Prestação Continuada, programa social do Governo Federal que destina um salário mínimo para ajudar estas pessoas, se concentra nestas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário