Concursos: roedor de pequi, maior mentiroso, ovo na colher, corrida de jegue, galinha e porco, comidas e bebidas matutas, forró pé de serra, violas e rabecas
Bocaiúva, banhada pelos rios Jequitinhonha e Jequitaí

Com uma programação diversificada, sempre mantendo uma firme resistência das tradições culturais da região às influências da grande mídia, a Festa de Folia de Reis reúne anualmente milhares de pessoas, que vêm de todo o país.
Festa de Alto Belo
Este encontro festivo recebe violeiros, cantadores e artistas populares de todos os segmentos da arte, que participam de uma programação que mistura palco e platéia em um mesmo cenário, onde os papéis se confundem tão grande é a participação dos moradores e visitantes nas atividades. Por se tratar de uma festa folclórica é dispensado o uso de qualquer tipo de instrumentos eletrônicos.
Localizado a 45 km de Montes Claros, entre os Vales do Jequitinhonha e do São Francisco, no município de

A fabricação de instrumentos de cordas pelos artesãos da região, resultou na formação de músicos – violeiros e rabequeiros – que executam seus instrumentos com uma maestria e originalidade ímpar, pois aprenderam a tocar nos instrumentos fabricados por eles próprios. O destaque fica para Sinval de Gameleira e Maribondo Chapéu, cujos trabalhos são reconhecidos nacionalmente.
Maior Festa de Folia de Reis do Brasil

É a maior e mais autêntica festa de folia de Reis do Brasil. A fama da festa é associada principalmente ao músico e compositor Téo Azevedo. Seu patrono vitalício é o ator, violeiro e canto Jakson Antunes, natural de Janaúba.
A importância de Téo para a cultura sertaneja do país é enorme. Ele é considerado o músico vivo com o maior número de músicas compostas, em torno de 1500 gravações. Já gravaram as suas obras artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Reis, Zé Ramalho, Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico e outros tantos.
O que tem na festa:
Na sextafeira, dia 15/01: levantamento do mastro de Santos Reis Festeiro; giranda de fogos de artifício e presépio vivo; Hino Nacional tocado na rabeca; Encontro de 10 Ternos de Folia do Norte de Minas e Vale Jequitinhonha, além do encontro de solistas de viola caipira: Junior Botelho, Erison Pimenta, João Pedro,Orquestra de Violeiro Luar do Sertão, Sinval de Gameleira,

O encerramento de cada noite fica por conta do forró pé-de-serra para ouvir e dançar com o Trio Pequizeiro e a cantora Valéria Pimenta.
Em outra noite, no sábado,16/01: Terno de Pastorinhas Altobelense; grupo de danças Calanguê; corridas de jegue, porco, cachorro, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão; encontro de grupos de danças juninas; atrações variadas: Valdo & Vael, Fernanda Azevedo, Rodrigo Azevedo, Téo Azevedo, Marimbondo Chapéu (rabequeiro), Charles Boa Vista & Carlos Maia, Herberth Lincoln, Wilmar de Oliveira & Jorge Nélson - BH, Rodrigo Mattos & Praiano, Teatro de Mamulengo “Presepada” Chico Simões Brasília/DF, Carlos Gomes & Ivania Catarina, o Couboy Caipira deSão Paulo.
No domingo, dia 17/01: Terno de Pastorinhas Altobelense e grupo de danças Calanguê; missa campal celebrada pelo Pe. Antônio Brígido, com a participação especial da Igreja Católica de São José de Alto Belo e o Terno da Folia de Reis de Alto Belo; Wilson Dias; Leyde & Laura de SP; Billy Nelson.

A Festa de Alto Belo é realizada sempre no primeiro fim de semana após o Dia de Reis (6 de janeiro), e consegue atrair diversos artistas conhecidos e respeitados no meio da música sertaneja.
É a oportunidade de testemunhar uma celebração autêntica, já que ela é organizada por alguém que está diretamente envolvido com a cultura local.
Com informações de http://www.luiscarlosgusmao.blogspot.com/
Um comentário:
Gostaria de saber quando será a festa em 2013. Se tiverem notícias, agradeço. Rafael.
rafloresta@yahoo.com.br
Postar um comentário