Minas 247 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, entregou 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras a prefeitos de 88 municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata e Centro-Oeste. Possível candidato do PT ao governo do Estado, Pimentel representou a presidente Dilma Rousseff no evento, que aconteceu em Uberlândia. Um dia antes, a cidade recebeu o pré-candidato do PSDB à presidência, senador Aécio Neves.
"Uberlândia é uma cidade polo, importantíssima para Minas e para o Brasil. Foi então uma escolha adequada", discursou o ministro. Pimentel lembrou que o Estado detém 10% da agricultura familiar do País, o que, de acordo com ele, mostra ainda mais a necessidade de se investir em políticas públicas para o campo. "E o Triângulo está se consolidando cada vez mais, não como apenas um polo de agronegócio, que já é tradicional, mas como um polo industrial e de distribuição logística de mercadorias", acrescentou.
Leia abaixo texto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre a visita:
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou nesta terça-feira (29), em Uberlândia, da cerimônia de entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 a prefeituras mineiras. Foram entregues 75 retroescavadeiras e 15 motoniveladoras a prefeitos de 88 municípios do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata e Centro-Oeste, beneficiando uma população de aproximadamente 160 mil pessoas. O ministro representou a presidenta da República, Dilma Rousseff.
Parte do PAC 2, a entrega das máquinas tem como objetivo permitir a manutenção das estradas utilizadas pelos agricultores, facilitando o transporte das pessoas e da colheita até os mercados locais e regionais. "Esse programa dá condições aos prefeitos de atender uma demanda constante das populações rurais por melhor condição de escoamento da produção agrícola", ressaltou Pimentel. As regiões atendidas nesta terça-feira são grandes produtoras de leite, queijo e café.
O valor desembolsado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a compra do equipamento distribuído hoje foi de R$ 17,7 milhões. Com essa entrega, o número de municípios mineiros beneficiados pelo programa de distribuição de máquinas chegou a 570. Até o começo de 2014, serão entregues outras 1.777 máquinas a outras prefeituras de Minas Gerais, totalizando 2.644 máquinas distribuídas entre 792 municípios mineiros (93% do total). O desembolso do MDA será de RS 730 milhões.
Todas as cidades atendidas têm menos de 50 mil habitantes, um dos critérios do programa. As exceções são Montes Claros, Januária, Janaúba, Pirapora e S. Francisco, que, embora tenham população superior ao teto estabelecido, estão situadas em área fortemente atingida pela seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário