sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Serro: Espécie rara de anfíbio é encontrada no Vale do Jequitinhonha

Nova espécie foi descoberta no Parque Pico do Itambé, no Alto Jequitinhonha

O registro da nova espécie amplia a área de ocorrência do gênero, que era conhecido em poucas localidades da Mata Atlântica.


Foto: divulgaçãoEspécie rara de anfíbio é encontrada no Vale do Jequitinhonha
O sapinho mede cerca de 15 mm de comprimento e vive dentro de bromélias.
A mais nova espécie de anfíbios descrita é tão pequena quanto uma unha, passa a vida dentro de uma bromélia e só é encontrada em um ponto específico no Parque Estadual do Pico de Itambé, no Vale do Jequitinhonha.

Crossodactylodes itambe foi descrita na última sexta-feira (01) na revista Zootaxa. Mede cerca de 15 mm  de comprimento e vive dentro de bromélias.


É uma espécie endêmica. Até o momento, o sapinho da bromélia, como é chamado pelos moradores, foi registrada apenas no Parque Estadual do Pico do Itambé, em Minas Gerais, numa área inferior a 0,1 km2. Daí surgiu seu nome científico.O gênero inclui mais 3 espécies e todas elas ocorrem em altitudes elevadas e ocupam bromélias durante toda a sua vida.


Registro
  
O registro da nova espécie amplia a área de ocorrência do gênero, que era conhecido em poucas localidades da Mata Atlântica” comemora Izabela Barata, a principal autora da descoberta e pesquisadora do Instituto Biotrópicos. “Temos que avaliar o quanto a espécie é restrita e quais variáveis climáticas podem influenciar a distribuição e ocorrência desta espécie”.
  
Os anfíbios são muitos vulneráveis às mudanças no ambiente. Não é à-toa, estão no topo da lista de vertebrados mais ameaçados do planeta do IUCN (União Mundial para a Conservação da Natureza).

Os pesquisadores acreditam que a temperatura e umidade são fatores importantes para a preservação do sapinho da bromélia. O monitoramento da espécie contribuirá para entender as consequências das mudanças climáticas na biodiversidade brasileira.

Onde fica o Parque do Itambé

Municípios de abrangência:

Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas.
 Descrição:

Parque Estadual do Pico do Itambé possui riquezas naturais como cachoeiras, cursos d'água e vegetação únicas. Abrange em seus domínios, várias nascentes e cabeceiras de rios das bacias do Jequitinhonha e Doce. No Parque situa-se o Pico do Itambé, com seus 2.002 metros, um dos marcos referenciais do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário