quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Morre o médico psiquiatra Júlio Mares, um dos lutadores pelo campus da UFVJM em Almenara

Júlio Mares foi vice-prefeito de Almenara e um dos lutadores pela implantação do campus da UFVJM no Baixo Jequitinhonha

Deputado Reginaldo Lopes, Adriana Wesca, Diretora do MEC, e os representantes de Almenara, o médico-psiquiatra Júlio Mares e a jornalista Nalva, em audiência pela instalação do campus da UFVJM , em Almenara.

O médico sofreu um AVC- Acidente Vascular Cerebral- e faleceu no hospital da cidade. Ele foi vice-prefeito do município de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, e um dos grandes líderes na luta pela implantação do campus da UFVJM na microrregião.
Júlio faleceu na tarde desta terça-feira, 26.11.

O médico Júlio Mares morreu em casa,  quando por volta das 14:30 horas, funcionários perceberam algo diferente com ele e decidiram chamar o médico da família, que logo percebeu que se tratava de um AVC.
O psiquiatra foi levado para o Hospital Deraldo Guimarães, onde faleceu por volta das 18:20 horas.
Julio Mares foi vice-prefeito de Almenara, mas renunciou um mês após ser eleito. Mares era uma figura publica conhecida pela sua postura firme e objetiva.


Participou de várias lutas sociais da região como a instalação de um campus da UFVJM em Almenara e a pavimentação da BR 367, trecho Almenara-Jacinto-Salto da Divisa-Itajimirim(BA).

Suas atividades intelectuais se concentraram nos últimos anos em atuação nas redes sociais quando mantinha um Blog e sua página no facebook com 4.835 amigos.

Filho de família tradicional, de fazendeiros de Almenara, e também de políticos. Ele próprio foi vice-prefeito de sua terra natal, mas renunciou ao cargo um mês depois da posse. 
Foi candidato a prefeito de Almenara nas eleições de 2012, tendo obtido   4.198 votos, ficando em terceiro lugar, na disputa com 5 candidatos.


Seu irmão Cândido Mares foi prefeito de Almenara.

 Muito inteligente, a família investiu na sua formação acadêmica. Ele se formou em medicina pela UFMG, em Belo Horizonte. Mas, em vez da formação tradicional sempre esperada pela família, o inquieto Júlio Mares se especializou em Psiquiatria, com estudos preferenciais de Jacques Lacan, crítico da psicanálise de Freud.

Embora utilizasse da terapia através de medicamentos acreditava pouco nela e buscava na análise lacaniana sua fundamentação para desenvolver seu trabalho profissional.  Atuou em vários municípios do Baixo Jequitinhonha na área de saúde mental. 

Publicou muitos pequenos textos sobre vários assuntos do comportamento humano, na internet. Mas, sempre incluía sua preocupação com a questão cultural e a sustentabilidade do planeta.

Viajou muito pelo Brasil, em Congressos e Seminários, assim como pelo exterior, nos Estados Unidos e Europa.
Defendia a instalação de campus da UFVJM em Almenara por acreditar que somente através da educação e cultura o povo do Vale poderá se desenvolver e criar outras ferramentas para transformar sua realidade.

Sem nenhum ônus para a UFVJM, colocou à disposição uma área a ser doada para a instalação do campus, localizada em uma fazenda herdada da família. Nenhum outro cidadão de Almenara teve tamanho desprendimento e engajamento. Todos querem vender e caro um terreno para a Universidade.
 
Grupo de representantes do Movimento A UFVJM é Nossa! de Almenara, Araçuaí e Capelinha, em audiência no Ministério da Educação, em Brasília, em 21.03.2012. Na foto, Júlio Mares é o segundo, da esquerda para a direita.

Leia aqui um momento de audiência no MEC em que Júlio Mares participou com um grupo de representantes do Vale do Movimento A UFVJM é nossa, em Brasília:

http://blogdobanu.blogspot.com.br/2012/03/mec-garante-que-campus-da-ufvjm-sera.html

O médico Júlio Mares será sepultado nesta quarta-feira, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário