quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SENAR CAPACITA PRESOS EM ITAOBIM, no Médio Jequitinhonha



Quinze detentos do presídio de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, participaram do curso de Artesanato de Fibras Flexíveis do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), promovido em parceria com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e a  Associação dos Produtores Rurais de Itaobim.


O curso de 160 horas, dividido em quatro módulos, foi iniciativa do diretor-geral do presídio, Clayton Regis Cardoso. Ele acredita que o curso é mais que uma ferramenta de motivação. “É uma inovação do sistema prisional, muito importante no processo de ressocialização dos detentos”, destaca.  

Produtos fabricados pelos detentos

P.R, ex-aluno do curso de horticultura do SENAR, em outro presídio, se mostrou muito interessado com o curso de artesanato. “Com esse conhecimento, estou pensando em criar um negocio quando sair daqui”, disse. Já P.D afirma que vai passar o que aprendeu aos filhos e aumentar a renda familiar.

O curso foi ministrado pela instrutora Guiomar Mendes Lourenço. “A turma estava bastante entusiasmada. Os alunos são atenciosos e interessados. É gratificante contribuir com o processo de ressocialização desses detentos”, ressalta.  Guiomar acrescentou que a fartura da matéria-prima na região é um fator facilitador para a continuação do trabalho fora da prisão.


Por Daniella Leite, de Araçuaí (http://www.sistemafaemg.org.br), via Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário