sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Festa da Manga: Detentos expõem artesanato em festa típica do Vale do Jequitinhonha

Quinze detentos de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, expõe artesanato em um dos maiores eventos da região.


Cadeiras, fruteiras, cestas, bancos e diversos objetos decorativos confeccionados por 15 detentos do Presídio de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, serão expostos a partir desta quinta-feira (14.11) em um dos maiores eventos da região, a Festa da Manga, que ocorre pela 13ª vez no município. 
Todos os materiais foram produzidos durante o curso de artesanato em fibras de bananeiras e taboa, ministrado dentro da própria unidade prisional, fruto de uma parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.
“O objetivo é mostrar para a comunidade o trabalho do preso como ferramenta de ressocialização, quebrando preconceitos e estimulando a realização de mais atividades como essa”, destacou o diretor geral da unidade prisional, Clayton Reges Cardoso. Os materiais confeccionados ficarão no Parque de Exposições de Itaobim, até o próximo domingo (17.11), das 10h às 22h. Segundo a prefeitura municipal, a previsão é que mais de 12 mil pessoas circulem pelo local em cada um dos quatro dias de festa. 
Além de confeccionarem as peças artesanais, os detentos ainda estudarão empreendedorismo na segunda etapa do curso, prevista para começar no próximo dia 28, aprendendo a gerar renda a partir de seus produtos.  
A primeira parte, relacionada à fabricação dos materiais a partir das fibras, foi encerrada na sexta (08.11), com a duração de 120 horas. Todas as aulas estão sendo oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Johnatan Ricardo Soares, 29, é um dos detentos que estão frequentando o curso. Ele conta que as aulas de empreendedorismo serão essenciais para colocar sua ideia em prática. Assim como a maioria dos colegas, ele pretende confeccionar mais peças de artesanato e vendê-las ainda enquanto cumpre pena na unidade prisional. “Estou achando tudo isso ótimo porque eu aprendi uma profissão e agora vou poder ganhar dinheiro com os materiais que eu produzir”, avalia.
Ressocialização
Atualmente, 43 detentos trabalham no Presídio de Itaobim, o que corresponde a quase 70% do número de presos condenados da unidade, justamente aqueles aptos a exercer um ofício. Algumas das atividades realizadas são as de faxina, lavanderia e fabricação de blocos para construção, além do artesanato. Como forma de promover a ressocialização, eles têm direito a remição de pena. Segundo a Lei de Execuções Penais, a cada três dias de trabalho, um é retirado da sentença a ser cumprida.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário