sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em Araçuaí, PRONATEC qualifica 260 pessoas em 15 cursos

Em parceria com IFNMG, SENAI e Prefeitura de Araçuaí, o PRONATEC formará mais de 400 profissionais em 2014.
Diplomas de cursos profissionalizante rechearam a mesa de cerimônia de entrega dos certificados

Em 2013, o município de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, foi contemplado com diversos cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.
O programa do Governo Federal promoverá duas formaturas: no IFNMG- Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais, campus Araçuaí, e SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, totalizando 260 formandos em mais de 15 cursos: auxiliar financeiro, agricultor orgânico, costureiro industrial, eletricista, agente de combate as endemias, instalador predial de baixa tensão, programador web, pedreiro de alvenaria, entre outros. 

Formando recebe orgulhoso o diploma de técnico das mãos do prefeito de Araçuaí Armando Paixão
 
Atualmente são ofertados pelo IFNMG e SENAI 11 cursos com aproximadamente 400 alunos, vários deles referentes à área de saúde e informática.
 
Em 2014, a Prefeitura irá ofertar através do PRONATEC novos cursos referentes à estética como curso de cabeleireiro, manicure e pedicure, depiladora e maquiador. Também foi pactuado para o próximo ano cursos como auxiliar de administração, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, cuidador infantil e jardineiro. 
Estes e muitos outros novos cursos serão ministrados em Araçuaí no ano de 2014.
A platéia do Teatro Luz da Lua estava repleto de amigos e parentes dos formandos

É importante lembrar que, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio do qual são ofertados, gratuitamente, cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, na qual oferece uma bolsa como ajuda para os alunos no transporte e lanche. Essa, portanto é uma oportunidade que os municípios têm de aproveitar e garantir aos cidadãos acesso aos cursos de qualificação profissional.

O Governo Federal criou por meio do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – PRONATEC – que é coordenado pelo MEC – Ministério da Educação e tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. 

Com vigência entre 2012 e 2014, a iniciativa se materializa em um conjunto de ações de articulação com políticas públicas de trabalho, emprego e renda e de mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades e políticas afetadas ao trabalho e emprego. Essa articulação é feita com o Sistema Nacional de Aprendizagem Profissional (Sistema “S”), Institutos Federais, Estados, Distrito Federal e Municípios; e visa a possibilitar que o trabalhador, através da qualificação, tenha melhores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. 
Por isso o Brasil Sem Miséria planejou ações de inclusão produtiva urbana e rural.

A Prefeitura Municipal de Araçuaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, possibilitando que o município receba cursos Profissionalizantes gratuitos para as pessoas beneficiárias e inscritas nos programas sociais. 
Dessa forma, a Prefeitura tem o papel central na gestão local do PRONATEC, negociando vagas e cursos, divulgando o programa, mobilizando o público, realizando a pré-matrícula dos interessados e acompanhando os beneficiários durante a realização dos cursos de qualificação profissional.
Fonte: Prefeitura de Araçuaí, Tempo de Cuidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário