sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Seis cidades do Vale figuram em Guia de bens históricos protegidos pelo estado

Publicação do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico-IEPHA- reúne pela primeira vez todos os bens protegidos pelo Estado ao longo de 40 anos

Foto: Gazeta de AraçuaiSeis cidades do Vale figuram em Guia de bens históricos protegidos pelo estado
Igrejas de Couto de Magalhães de Minas foram incluídas no Guia de Bens Tombados pelo Estado
O rico patrimônio histórico de Minas poderá ser apreciado em um livro repleto defotografiasmapas e plantas. O “Guia de Bens Tombados Iepha/MG”, lançado nesta terça-feira (13) como parte das comemorações da Semana do Patrimônio Histórico, traz 99 processos de tombamento feitos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), desde a criação do órgão, na década de 70. 
 
 
A obra apresenta uma vasta documentação. “Para o Estado que detém o maior patrimôniocultural do país, esse guia servirá como importante ferramenta para a preservação e a fiscalização dos bens”, diz o presidente do instituto, Fernando Cabral.
 
 
Ampliação
 
O título, com 400 páginas e foco em 40 cidades, contempla tombamentos feitos até 2002. A segunda edição, ampliada, está sendo organizada.
  
A produção do guia contou com a participação de mais de 40 técnicos do instituto, responsáveis pela edição dos textos e pesquisa de imagens.
 
Cidades do Vale do Jequitinhonha com bens tombados pelo IEPHA
 
1- Couto de Magalhães de Minas
 
2- Diamantina
 
3- Chapada do Norte
 
4- Itacambira
 
5- Minas Novas
 
6- Serro

Fonte: Portal Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário