quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dilma inaugura campus universitário no sul de Minas

E o campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara.....
quando será, Presidenta Dilma?

Luana Lourenço, Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (07.08), da inauguração do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) em Varginha, no sul de Minas Gerais.
campus funciona desde 2009, quando foi instalado em um prédio provisório cedido pela prefeitura da cidade. Com recursos do Programa Expansão Fase 1, que antecedeu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a sede definitiva começou a ser construída e tem parte em funcionamento desde 2012, segundo informações da Unifal.
Dilma inaugurou o último prédio da primeira fase de construção do campus, que representa 50% da área total da universidade. 
Segundo a Unifal, até 2014, o campus de Varginha terá também complexo esportivo, restaurante universitário, alojamento e um edifício administrativo.
Em Varginha, a Unifal oferece quatro cursos de bacharelado interdisciplinar em ciência econômica e os de administração pública, ciências atuariais e ciências econômicas com ênfase em controladoria. 
campus tem cerca de mil alunos.
Comentário do Blog:
A presidente da República, Dilma Rousseff, inaugura mais um campus universitário. Para variar, no sul de Minas, onde várias cidades têm Universidade pública ou campus. Somente Federal tem a de Lavras e a de Alfenas. E campus se espalha pela região.
A UFVJM representa o Vale do Jequitinhonha e Mucuri todo e suas quase 100 cidades. Só tem campus em Diamantina, no Alto Jequitinhonha,  e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
O PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM já aprovou campus em Capelinha (Alto Jequitinhonha), Araçuaí (Médio Jequitinhonha) e Almenara (Baixo Jequitinhonha). Falta o Ministério da Educação bater o martelo e autorizar o funcionamento. 
Para isso, precisa de muita gestão política junto ao governo federal, em Brasília, principalmente no MEC. 
Cada uma das prefeituras municipais das cidades a ser beneficiada poderia entrar com uma contrapartida de aluguel de prédio ou Colégio antigo para sediar o campus da UFVJM. Depois, veria a questão da construção da estrutura física. O MEC arcaria com os custeios: professores, técnicos administrativos, equipamentos, laboratórios, luz, água, telefone, transportes, etc. 
Varginha não fez assim com a UFAL? Governador Valadares também não alugou um prédio para o campus da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora?
Por que não pode acontecer em cidades do Vale do Jequitinhonha?

Um comentário:

Ascom Bombeiros disse...

Sou jornalista e gostaria de um telefon de contato:

Lilian Pacheco
(31) 7503.3144
(31) 8554.1449

Postar um comentário