segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agricultores familiares realizam Conferência nos Territórios da Cidadania do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha

Conferências territoriais levarão demandas mineiras para etapa nacional
Conferências territoriais levarão demandas mineiras para etapa nacional

Foto: Ascom/MDA

Desde 22.07, representantes da agricultura familiar mineira se reúnem em diversas cidades do estado para participar das etapas territoriais da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS). 

Os encontros fazem parte do processo de debate que antecede o evento nacional, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/MDA), que será realizado em outubro, em Brasília.
Ao todo serão 12 conferências territoriais, com o objetivo de fomentar discussões e apresentar políticas públicas para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas e outros segmentos que tiram sustento da terra. 
A partir destes debates, será construída a pauta estadual com as demandas de Minas Gerais para a 2ª CNDRSS, quando, será elaborado o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
“As questões que serão levantadas nos debates territoriais são de fundamental importância para que a gente possa reafirmar e aprimorar as políticas públicas para a agricultura familiar mineira com o amparo das demandas de todos os atores envolvidos”, afirma o delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho. 
“É o momento do encontro e de debate entre governo, movimentos sociais e sociedade civil com o mesmo objetivo: discutir para melhorar nossas políticas levando as demandas ao âmbito nacional”, defende Guedes.
Após a etapa territorial, será realizada a conferência estadual, quando serão definidos delegados representantes de Minas Gerais para participar da 2ª CNDRSS. 
Questões como legislação florestal, agricultura familiar, assistência técnica, igualdade de gênero no campo, estratégias de comercialização e agroindustrialização, políticas para juventude rural, linhas de crédito de fomento à agricultura e os programas governamentais de alimentação escolar serão temas elencados na pauta de discussão das conferências.
Em Minas, recebem conferências os territórios da cidadania do  Alto Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Alto Suaçuí Grande, Águas Emendadas, Alto Rio Pardo, Noroeste de Minas, Serra Geral e Sertão de Minas. 
Definição de datas e locais das Conferências Territoriais:
06 de agosto - Augusto de Lima - Território do Sertão de Minas
06 de agosto - Araçuaí  - Território do Médio Jequitinhonha
07 de agosto - Santa Maria do Suaçuí - Território do Alto Suaçuí Grande
12 de agosto - Teófilo Otoni - Território do Vale do Mucuri

17 de agosto - Porteirinha - Território Serra Geral de Minas / norte de Minas

20 de agosto - Itamarandiba - Território do Alto Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário