quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Asfalto da BR 367: Mais uma Audiência Pública como palanque eleitoral

Assembléia Legislativa realiza Audiência Pública, em Berilo, para debater asfalto da BR-367

O Poder Legislativo mineiro vai debater as condições da BR-367. O objetivo de reunião da Comissão de Transporte é discutir a situação do trecho entre Minas Novas e Virgem da Lapa.
Condições precárias da BR 367 - Foto: Blog do Jequi
As condições da BR-367, entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, serão tema de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 
A discussão será realizada na cidade de Berilo, no Jequitinhonha, nesta quinta-feira (8/8/13), às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo da cidade – Rua Delfim Ramalho de Souza, sem número, bairro Dom Silvestre.
Segundo o autor do requerimento, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), a rodovia liga a região de Diamantina, Alto Jequitinhonha, ao sul da Bahia e o trecho a que se refere o requerimento está mau conservado, oferecendo perigo aos usuários. “São 61 Km de estrada de terra, com pelo menos seis pontes de madeira em péssimo estado de conservação. Há inclusive uma ponte que caiu há dez anos e a estrada foi desviada para dentro de um córrego”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda a importância da BR-367 para o escoamento dos produtos da região. “A melhoria da estrada beneficiará o comércio local e a produção agrícola de cidades que estão sendo prejudicadas há anos. Essa situação encarece a produção local e inviabiliza a permanência do homem no campo”, destacou ainda.
Participantes – Foram convidados para participar das discussões o prefeito de Berilo, Higor Maciel Coelho; o vereador da Câmara Municipal de Berilo Wanderley dos Reis Freitas; o superintendente Regional do DNIT- MG, Álvaro Campos de Carvalho; o diretor-geral do DER-MG, José Élcio Santos Monteze; o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles; o prefeito de Araçuaí e presidente da Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, Armando Jardim Paixão; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais, Luiz Carlos Gontijo; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Berilo, Geraldo Gomes de Souza, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Virgem da Lapa, José Dias de Carvalho.
Comentário do Blog:
 A BR 367 é uma rodovia federal que corta todo o Vale do Jequitinhonha, de Diamantina, até Porto Seguro, no sul da Bahia, com 733 km de extensão.  

Durante muito tempo, os moradores do Vale do Jequitinhonha vêm lutando para asfaltar todo seu percurso, mas ainda restam apenas 121,3 km para pavimentar, nos dois  trechos de Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e Almenara-Jacinto-Salto da Divisa-Itagirimim (BA).

De 1987 até 2011, a rodovia federal esteve sob responsabilidade do DER – MG.

O Governo Federal já liberou muito dinheiro para asfaltar o trecho que ainda resta. Por mais de duas décadas, a rodovia federal ficou sob responsabilidade do Governo de Minas. De julho de 2002 até julho de 2005, foram liberados R$ 59,5 milhões do Governo Federal para o DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais, com o objetivo de asfaltar o que ainda restava de estrada chão e substituir pontes de madeira.
Porém, o convênio nº 479.166/2002 foi concluído. O DER MG prestou contas, terminando a vigência em 31.012.2008, durante o Governo Aécio Neves.
                                                                                                         
Quem não conhece o Vale do Jequitinhonha e a BR 367 até pensa que ela está toda asfaltada. Aliás, no Guia de Turismo da revista Quatro Rodas consta a BR como pavimentada.
Porém, nos anos de 2003 até 2005, somente foram realizados 7 quilômetros de asfalto entre Minas Novas e Chapada do Norte; e a construção de uma ponte sobre o Rio Fanado, sem encabeçamento, na cidade de Minas Novas. Está lá, parecendo um elefante branco, sem poder ser usada.

De maio de 2010 a abril de 2011, O DNIT propôs ao DERMG a elaboração de um ovo projeto de engenharia dos trechos faltantes. Disponibilizou R$ 7,2 milhões para isso. O DER MG enrolou um ano e não publicou o Edital do projeto. O DNIT rompeu o acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos.

Em janeiro de 2010, a então Ministra Dilma Roussef, garantiu, em Jenipapo de Minas, que faria esta obra tão importante.    
Hoje, a empresa Consol ganhou a licitação e está elaborando o projeto de engenharia de pavimentação da BR 367. Precisamos pressionar o DNIT e a empresa para que entregue o projeto, em um tempo mais curto, pois o prazo final está previsto para julho de 2014.
Se este projeto for entregue, em janeiro do ano que vem, o DNIT pode abrir um Edital de execução da obra e , quem sabe,  iniciá-la ainda no primeiro semestre de 2014.

Nós, moradores do Vale, não queremos que nossa principal rodovia seja, mais uma vez, uma bandeira eleitoral, com promessas de asfalto.
Queremos asfalto já!
Esta é mais uma Audiência Pública. Tantas já foram realizadas em Almenara, Araçuaí, Minas Novas e outras cidades. Manifestações já foram feitas com fechamento da rodovia. De junho até o momento, foram 5 bloqueios da rodovia. Em junho, houve o fechamento da BR 116 com a BR 367, em Itaobim, no Médio Jequitinhonha.

Esta é uma luta antiga e merece solução rápida.
Nós do Vale estamos cansados de esperar.
Temos que continuar na luta.
A obra está prevista no PAC 2, do Governo Federal. Também está prevista no Programa Caminhos de Minas, do Governo Estadual, que aprovou recentemente mais de R$ 1 bilhão de financiamento para pavimentação de rodovias de Minas. O Governo Anastasia poderia, com este dinheiro, pagar o que deve ao povo do Jequitinhonha.

Eu me pergunto: se o Governo Federal coloca a rodovia nos seus projetos e o governo estadual também, então, só falta sair do papel.
É nossa mobilização e pressão constante que vai fazer esta obra ser realizada.    

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