sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde entrega 24 veículos para 22 municípios do Vale do Jequitinhonha

24 ambulâncias fazem parte do Sistema Estadual de transporte em Saúde 

O governador Antonio Anastasia, durante entrevista, ressaltou que a entrega dos novos veículos de saúde atende às reivindicações dos prefeitos mineiros. Ele lembrou que o sistema de transporte em saúde oferece conforto e segurança às pessoas, além de permitir que o paciente faça o seu tratamento de maneira adequada. A entrega das ambulâncias, segundo o governador, faz parte de um planejamento maior para garantir robustez ao sistema hospitalar mineiro.
“Mesmo com o Pro-Hosp melhorando, com a construção de hospitais, ainda precisamos deslocar doentes. Por isso, as ambulâncias são tão importantes e há uma grande solicitação e reivindicação dos prefeitos municipais para novos veículos de saúde. Ambulância é um veículo que roda muito e, assim, ele tem que ser substituído com certa brevidade. É claro que cada vez mais o investimento na saúde se consolida”, afirmou o governador, lembrando que, pouco antes da cerimônia, havia assinado convênios para alocação de recursos, com a Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, na semana passada com Divinópolis, nesta quarta feira (07/08), irá a Sete Lagoas para assinatura de convênio repassando recursos para a conclusão do hospital regional.
Em oito anos de implantação e de gerenciamento pela Secretaria de Estado de Saúde, o Sets vem demonstrando grandes resultados. O número de pessoas que utilizam este serviço vem crescendo anualmente. 
Em 2012, houve um aumento de 27% em relação a 2011, transportando cerca de 2,3 milhões de pessoas. Além disso, houve redução de até 75,9% nos custos das prefeituras municipais, segundo pesquisa econômico-financeira realizada em 2009 com mais de 160 municípios. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em outubro de 2011 mostra que 95,8% dos usuários estão satisfeitos com o serviço.
Funcionamento
Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o módulo eletivo do Sets, são realizados os agendamentos dos pacientes, aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.
Este sistema é utilizado também pela coordenação estadual e pelo consórcio gerente do serviço na região para acompanhar o desempenho do serviço. O sistema de agendamento também auxilia na organização do serviço no consórcio, uma vez que, antes mesmo da chegada do veículo a sua clínica, o estabelecimento saberá a quantidade de pacientes que foram destinados e de qual localidade eles são.
De maneira simples e rápida, também garante informações sobre o número de pessoas transportadas (pacientes e acompanhantes), localidade de origem e destino, faixa etária e quantidade de faltas que há no sistema.
Os veículos do Sets contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24h do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, velocidade do tráfego, duração da viagem e quilometragem total percorrida.
Universalização
O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, afirmou, em pronunciamento, que a gestão Antonio Anastasia empreendeu uma nova lógica que é modelo para o país, com a implantação do Sistema Estadual de Transporte em Saúde. Já foram investidos mais de R$ 104 milhões no sistema.
“No que tange ao transporte para os exames, para as consultas, organizamos o Sets, aqueles microônibus gerenciados pelos consórcios, em uma nova governança. Neste momento, temos uma cobertura de quase 700 municípios. Até o final da gestão, teremos o Sets universalizado. Já transportamos, através dos microônibus, com conforto e segurança, mais de 8 milhões de usuários. Teremos somente neste ano a entrega aos municípios de 800 veículos”, disse Antonio Jorge.
O prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, representando as prefeituras beneficiadas, destacou a importância das parcerias para o avanço da saúde.  “Para nós, prefeitos, o desafio maior é garantir aos nossos cidadãos serviços de saúde de qualidade, com a eficácia desejada e no momento em que são reclamados pela população. Para que isso aconteça de maneira adequada é necessário que a cooperação entre União, estados e municípios se aperfeiçoe no tempo e espaço e ganhe dimensão e robustez para atender as demandas sempre crescentes e cada vez mais complexas”, disse.
Municípios do Vale do Jequitinhonha
Qtd
Angelândia
1
Aricanduva
1
Berilo
1
Carai
1
Chapada do Norte
1
Datas
1
Diamantina
1
Divisa Alegre
1
Itamarandiba
3
Itinga
1
Jacinto
1
Jenipapo de Minas
1
Jordânia
1
Jose Gonçalves de Minas
1
Josenópolis
1
Mato Verde
1
Minas Novas
1
Salinas
2
Senador Modestino Gonçalves
1
Turmalina
1
Veredinha
1
Total
24

Fonte: Agência Minas e Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário