quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prefeito de Teófilo Otoni quer virar deputado para trabalhar menos

Getúlio Neiva pensa em voltar à Assembleia para se aposentar bem


Prefeito de Teófilo Otoni quer virar deputado para trabalhar menos
Getulio Neiva é suplente do deputado José Henrique que faleceu vítima de câncer
Com apenas oito meses de mandato, Getúlio Neiva (PMDB), prefeito de Teófilo Otoni, cidade do Vale do Mucuri com 130,5 mil habitantes, pode abandonar o cargo para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa.

Ele é o primeiro suplente do deputado José Henrique (PMDB), falecido na madrugada de terça-feira. Neiva já foi notificado pela Mesa Diretora do Legislativo a respeito dos 30 dias que têm para resolver se assume a cadeira ou permanece no Executivo municipal. 

O prefeito disse que informou à Presidência da Casa que vai usar o prazo para tomar uma decisão, mas disse estar “tentado” a voltar para o Legislativo. Se isso acontecer, a disputa pelo cargo pode acabar na Justiça, já que para o vereador de Uberaba Tony Reis (PMDB), segundo suplente, a vaga é dele. 

“A cadeira de deputado me seduz muito. Ser prefeito é muito difícil. É muito trabalho, os recursos são poucos e as leis de licitações e de Responsabilidade Fiscal são feitas para colocar a gente na cadeia”, disse o Getúlio Neiva, eleito ano passado com 86,6% dos votos, um dos maiores índices em todo o estado. Além disso, segundo ele, “prefeito não tem aposentadoria”. “Se virar deputado posso contribuir por mais alguma tempo e me aposentar pelo Instituto de Previdência do Legislativo de Minas Gerais (Iplemg)”, afirma. 

Caso Neiva decida por deixar o cargo, a prefeitura vai ser assumida pelo vice-prefeito, Ilter Martins (PSDB), que também é secretário de Saúde. O prefeito garante que a administração de Teófilo Otoni ficará em “ótimas mãos”, porque o vice é “uma pessoa da mais absoluta confiança”.

Neiva já foi deputado federal e estadual e ocupa pela terceira vez a prefeitura da cidade. Ele negou os rumores de que teria se comprometido, por carta entregue ao comando estadual do PMDB, permanecer no cargo. É que o partido já contava com a vaga, pois o estado de saúde de José Henrique, que ocupava a primeira vice-presidência da Assembleia, era considerado grave. O parlamentar faleceu em decorrência de um câncer.

Na Justiça
 Tony Reis informou que vai aguardar a decisão de Neiva, mas adiantou para a reportagem que pretende acionar a Justiça para conseguir o cargo.

Na avaliação do vereador, na hora em que assumiu a prefeitura, em janeiro, Neiva perdeu o cargo de suplente. “Eu sou o suplente. Eu entendo assim, mas, para a Assembleia, o cargo é dele. Vamos ver”, disse Reis, que está em seu quinto mandato de vereador.

Para ele , que foi eleito suplente com cerca de 35 mil votos, é “lamentável que um prefeito eleito com mais de 80% dos votos e que assumiu há tão pouco tempo já abandone seus eleitores para virar deputado”.

O vereador reforçou que pretende procurar “um remédio jurídico”, caso Neiva resolva mesmo tomar posse na Assembleia. O prazo dado pelo Legislativo para o prefeito de Teófilo Otoni vence em 19 de setembro.

Fonte: Estado de Minas

Comentário do Blog:
Getúlio Neiva é um político tradicional do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Quando não é candidato a prefeito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, é a deputado estadual e federal. Já foi prefeito de Teófilo Otoni por 3 vezes. Disputou 6 eleições à prefeitura. Em 1990, após a primeira gestão na prefeitura conseguiu se eleger deputado federal. Depois, tornou-se deputado estadual por dois mandatos.

Ele é natural de Medina, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas. Sempre teve boa votação nos municípios da região. Tem um discurso populista, sendo um cantor de músicas românticas e animador de reuniões públicas.

Nas eleições de 2010, como candidato a deputado estadual teve uma expressiva votação em Teófilo Otoni ( mais de 17 mil), Minas Novas (1.600), Chapada do Norte (601), Padre Paraíso, Caraí, Almenara e outros municipios do Jequitinhonha e Mucuri.

Agora, quer se aposentar deixando um cargo de Executivo Municipal de Teófilo Otoni pelo qual se elegeu com mais de 35 mil votos. E pensa apenas em trabalhar menos e se aposentar.

Este é o tipo de representante político que precisamos abolir da vida do povo da nossa região. Está faltando opções, mas deve aparecer nas eleições de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário