segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Presidenta Dilma sanciona Estatuto da Juventude

Direitos dos jovens brasileiros são reconhecidos na nova lei 


A Presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou o Estatuto da Juventude, nesta segunda-feira, (05.08), às 15 horas, em evento no Palácio da Planalto. 

O Estatuto foi aprovado pelo Congresso Nacional, em 9 de julho, após mais de nove anos de tramitação.

O texto é uma declaração de direitos da população jovem, que hoje alcança cerca de 51 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil.
“A juventude brasileira tem agora a sua declaração de direitos, que será um instrumento fundamental para aprofundarmos as políticas públicas e avançarmos no desenvolvimento do país”, afirmou a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo.


O Estatuto faz com que os direitos já previstos em lei, como educação, trabalho, saúde e cultura, sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens, respeitando as suas trajetórias e diversidade. 

Por outro lado, faz com que novos direitos sejam assegurados pela legislação, como os direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.
Em seu texto, o Estatuto define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que estas políticas se tornam prerrogativas do Estado, e não só de governos.  

A partir de agora serão obrigatórios a criação de espaços para ouvir a juventude, estimulando sua participação nos processos decisórios, com a criação dos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude. 


Durante o evento de sanção do Estatuto a presidenta Dilma Rousseff  também assinou o decreto de criação do Comitê Interministerial da Política de Juventude e anunciou o lançamento do primeiro edital do Programa Estação Juventude. 

No valor de R$ 20 milhões, o edital é direcionado aos estados e municípios que desejem aderir à iniciativa. 

O objetivo é promover a inclusão e emancipação dos jovens, ampliando seu acesso às políticas governamentais (federais, estaduais e municipais), por meio de equipamentos públicos.  As Estações vão oferecer informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que tenham condições de construir suas trajetórias e buscar as melhores opções para sua formação. 

O programa será implementado em dois formatos: as Estações complementares, instaladas em equipamentos públicos municipais já existentes, que irão viabilizar o atendimento qualificado para os jovens; e as unidades itinerantes, instaladas em ônibus que irão percorrer localidades diferentes para ampliar, territorialmente, o acesso às informações.  


Todo o evento de segunda-feira foi transmito ao vivo pela internet através do Participatório – Observatório Participativo da Juventude.

Leia mais aqui
http://participatorio.juventude.gov.br.
A cerimônia contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, entre outras autoridades do governo federal, parlamentares e movimentos juvenis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário