segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Projeto que visa recuperação e proteção de florestas atinge o Vale do Jequitinhonha

Seis Municípios do Vale do Jequitinhonha foram incluídos no projeto: Franciscópolis, Malacacheta, Setubinha, Araçuai, Capelinha e Padre Paraíso.

Foto: divulgação Projeto que visa recuperação e proteção de florestas atinge o Vale do Jequitinhonha
João Alberto Lages, secretário de Produção e Agroenergia , com o ministro da Agricultura Antonio Andrade.
 
Com o intuito de diminuir a emissão de carbono nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, foi lançado na quarta-feira (14.08) o projeto Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural.
 
A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (DEFRA) do Governo do Reino Unido e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), irá beneficiar cerca de 3.700 produtores com capacitação técnica e recursos financeiros.
 
Seis Municípios do Vale do Jequitinhonha foram incluídos no projeto: Franciscópolis,  Malacacheta, Setubinha, Araçuai, Capelinha, Padre Paraíso.

No Vale do Mucuri, foram incluidos, Teófilo Otoni., Itambacuri,  Novo Oriente de Minas e Poté .Em suas áreas ainda existem remanescentes da Mata Atlantica.

Minas Gerais lidera pela quarta vez o ranking de desmatamento do país,com  10.752 hectares do bioma destruídos. Mais de seis mil hectares foram retirados na região do Vale do Jequitinhonha, graças a autorizações ilegais de servidores públicos do Estado.

  “ Diante deste quadro, achamos importante a inclusão destes municípios do Vale do Jequitinhonha em projetos tão importantes para a agricultura sustentável”, explicou João Alberto Lages, que é secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura e filho do Vale do Jequitinhonha. Ele foi um dos maiores defensores da inclusão de municípios do Jequitinhonha e Mucuri no projeto.

Novas tecnologias

Durante o evento, o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, salientou que conservação e crescimento econômico podem caminhar juntos e devem ser valorizados. “Esperamos que este seja o primeiro, de outros projetos de cooperação. Que a proposta brasileira possa mostrar na prática que é possível produzir, conservando o meio ambiente”.

  O convênio tem por objetivo reduzir o desmatamento, restaurar florestas e o solo por meio da adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

 O Governo do Reino Unido doou R$ 80 milhões para o Brasil executar as atividades.

Participam do empreendimento os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
 
“A ação tem duração de quatro anos e envolve a adoção de novas tecnologias agropecuárias de baixa emissão de carbono, regularização ambiental, treinamento técnico e educação rural para o desenvolvimento sustentável. Tudo isto em uma área de 41.560 hectares”, explicou Antonio Andrade.
 
Segundo o  Embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, o Brasil é uma grande potência e atinge todo o mundo com a sua agricultura.

Editais

 Os editais para a participação dos produtores rurais devem sair dentro de seis meses. Eles irão receber finaciamentos a fundo perdido  para executar o projeto, desde o pagamento por serviços ambientais, até recursos para implantação das unidades, de acordo com os limites estabelecidos pelo convênio.

A cerimônia, que ocorreu na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também contou com a presença do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e da representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário