sábado, 24 de agosto de 2013

UFMG encerra em Araçuaí curso do III Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Sediado em diferentes cidades do Vale do Jequitinhonha, o Programa visa promover a emancipação social das mulheres

Foto: GazetaUFMG encerra em Araçuaí  curso do III Fórum da Mulher do Jequitinhonha
O encontro reuniu cerca de 60 lideranças femininas da região do Médio Vale do Jequitinhonha
Como parte das atividades do Programa Fórum da Mulher, vinculado ao Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha (Proex/UFMG), foi encerrado neste sábado em Araçuaí,  o curso Formação para a Cidadania.

O curso foi ministrado para cerca de 60 lideranças femininas e  abordou  questões relativas à cidadania, o acesso à justiça, os direitos femininos, entre outros.

 Com carga horária de 24 horas/aula, o curso durou 3 dias e foi  ministrado no Centro Cultural Luz da Lua.


Para Maria Alice Braga, uma das coordenadoras do curso, as mulheres estão saindo dos encontros, mais fortalecidas e conscientes  sobre seus direitos.


Sediado em diferentes cidades do Vale do Jequitinhonha,  o Programa visa  promover a emancipação social das mulheres. Embora tenha um caráter regional, os dilemas debatidos são comuns a qualquer grupo, região ou classe social.


O programa tem ainda o objetivo de reunir grupos, instituições e associações de mulheres do Vale do Jequitinhonha para discutir ações mais estruturadas em relação aos seus direitos, além de ser um espaço para compartilhar experiências, ideias e projetos.


O Fórum da Mulher é atualmente um dos projetos de extensão mais reconhecidos da Universidade e também fora dela.


“ Participei de todos os encontros. É muito bom. Estou levando novos conhecimentos para a minha comunidade”, disse em Araçuaí, Marlene de Fátima Pereira, 44 anos, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Chapada do Norte (MG).


O Programa Fórum das Mulheres é coordenado por Marlise Matos, professora da UFMG; Maria Alice Braga, da FAOP, e Maria das Dores Pimentel Nogueira, pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário