terça-feira, 2 de julho de 2013

Mais de 4 mil mulheres fazem mamografias em 8 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha

Secretaria de Saúde realiza 561 mamografias em Joaíma, no Baixo JequitinhonhaMulheres beneficiadas têm entre 45 e 69 anosA Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou no período de 17 a 28 de junho, com a Unidade Móvel de Mamografia, no Centro Esportivo Municipal (CEM) na cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, 56 mamografias em mulheres na faixa de 45 a 69 anos. 

Exames foram realizados no Centro Esportivo Municipal (CEM) na cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha

O Secretário Municipal de Saúde, Henrique Ramos de Sousa, informou que os profissionais realizaram um amplo trabalho de divulgação da Unidade Móvel no município, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que realizaram busca ativa do público alvo, além de anúncios em carro de som e na rádio comunitária. "Esse trabalho é muito importante para a nossa população, já que pelo fato da Unidade estar no nosso município facilita muito o acesso da população, diminuindo muito os empecilhos, além de não afetar o cotidiano das pacientes".

Duas Unidades Móveis de Mamografia estão realizando exames nos municípios da Regional de Saúde de Pedra Azul, no Médio e Baixo Jequitinhonha. Desde o dia 24 de junho, uma das Unidades está na cidade de Cachoeira de Pajeú e continuará atendendo por lá até o dia 05 de julho. 
Outra Unidade chegou hoje, 01/07, na cidade de Felisburgo e atenderá até o dia 05 de julho.

Abaixo a programação dos municípios beneficiados:
Cachoeira do Pajeú - 24 de junho a 5 de julho

Felisburgo - 01 a 05 de julho

Palmópolis - 8 a 12 de julho

Divisa Alegre - 8 a 19 de julho

Rio do Prado - 15 a 19 de julho

Águas Vermelhas - 22 de julho a 2 de agosto

Rubim - 22 de julho a 2 de agosto

Resultado na hora

A agilidade na entrega dos resultados é um dos destaques da Unidade Móvel de Mamografia. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.

O resultado é classificado de quatro formas. Na primeira, de cor azul, o exame é considerado normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos. Quando o diagnóstico é de cor amarela, considera-se o exame alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em seis meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.

Quando a avaliação indica a cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista. Nos casos mais graves, de cor vermelha, a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.

Como agendar o exame

Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel.
Fonte: SES-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário