segunda-feira, 4 de junho de 2012

Municípios do Jequitinhonha e norte de Minas decretam emergência por causa da seca e estiagem



Em cinco municípios do Vale a situação é dramática

seca Cidades do Vale do Jequitinhonha/Mucuri decretaram situação de emergência por causa da seca e estiagem
Em Minas Gerais,105 cidades da decretaram situação de emergência por causa da seca ou estiagem. Grande parte desses municípios está no Norte do estado e regiões do Vale do Jequitinhonha/Mucuri. As cidades em que o problema está muito complicado são Itinga,  Jacinto,  José Gonçalves de Minas, Rubim e Santa Cruz de Salinas,  no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, e Chapada Gaúcha, Espinosa, Jaíba, Mamonas, Monte Azul e Porteirinha, norte de Minas.

Em reportagem especial dia 20 de maio o Estado de Minas mostrou que a mancha de sede se espalha pelo mapa de Minas. As regiões Norte e Nordeste de Minas enfrentam uma das piores secas da história. No rastro da estiagem, a lavoura teve perda que supera 70%, o gado mingua com fome e sede; prefeituras escavam o solo atrás de água para a população, mas pouco encontram. Quando acham, em muitos casos o líquido que chega à superfície é salobro. Banho virou luxo, mantido graças a água de aspecto duvidoso, buscada cada vez mais longe.
Escassez de chuvas não é novidade nessas regiões. Mas, desta vez, a seca chegou bem mais cedo. Lugares em que o volume de chuvas de outubro/2011 a março/2012 foi de pouco mais de 400 milímetros, metade da média histórica (800 a 900 milímetros)
ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário