domingo, 10 de junho de 2012

100 cisternas de água de chuva beneficiam famílias no Alto Jequitinhonha



Atendimento supera falha do Estado que não incluiu comunidades no planejamento do semi-árido

Por Fabiana Eugênio e Marcilene Ramalho/ CAV Turmalina
Famílias rurais dos municípios de Turmalina, Veredinha, Chapada do Norte e Minas Novas estão sendo beneficiadas com processos de mobilização comunitária, capacitação e construção de 100 cisternas de coleta de água da chuva para consumo humano. Este é um projeto desenvolvido pelo CAV e CeVI da Itália com a parceria da Articulação no Semiárido (ASA).
O atendimento está sendo priorizado aos municípios que estão fora da delimitação de semiárido legal e por este motivo não estão sendo atendidos pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), mas que apresentam dificuldade no acesso à água para consumo humano. O projeto é realizado nos mesmos moldes dos programas da ASA, ou seja, além de facilitar o acesso à água, envolvem as comunidades em processos de mobilização social, trabalhos comunitários de mutirão e capacitam as famílias em gerenciamento de recursos hídricos.

Na comunidade de Córrego do Rocha, no município de Chapada do Norte, muitas famílias tiveram que andar longas distâncias para buscar água na cabeça ou no animal para as construções. Esta localidade é uma das que tem apresentado grande dificuldade de acesso à água, e alguns agricultores (as) afirmam: “estamos buscando água na cabeça pra construir a cisterna, mas não importamos. Essa cisterna pra nós é um sonho”.

Até o momento foram capacitadas 47 famílias em Chapada do Norte e Minas Novas em gerenciamento de recursos hídricos. Nos cursos são trabalhados os cuidados com a água e com as cisternas, as famílias recebem orientações sobre educação ambiental, cidadania, relações sociais de gênero, além de discutirem sobre a realidade ambiental da sua comunidade e região.

Foram construídas até o final de abril 45 cisternas. A previsão é que ainda no primeiro semestre de 2012 as construções sejam concluídas e todas as famílias sejam capacitadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário