terça-feira, 16 de maio de 2017

Mucuriarte acontece de 18 a 22 julho, em Carlos Chagas.

Plenária de Nanuque definiu algumas orientações sobre a programação do Mucuriarte.

Aconteceu no sábado (06/05), mais uma etapa preparatória do Mucuriarte, maior evento cultural do Vale do Mucuri, que acontecerá na cidade de Carlos Chagas no período de 18 a 22 de julho de 2017. O evento envolve vários municípios em sua organização, tendo havido plenárias em Teófilo Otoni, Pavão, Bertópolis e Nanuque.

Da reunião, participaram mais de 50 pessoas entre agentes e gestores culturais, artistas, artesãos, lideranças políticas e comunitárias, de 15 municípios do Vale do Mucuri, no nordeste de Minas. 

Houve uma avaliação do Mucuriarte de 2015, surgindo a proposta de mudança da entidade gestora do evento. A Diretoria do Instituto Válido Mucuri, mentora e responsável pela organização do evento, optou pela contratação da entidade Meninas de Sinhá, de Belo Horizonte.

Estão sendo encaminhadas as tratativas para contratação de Paulinho Pedrazul, Rubinho do Vale e Xangai, que recentemente teve participação na trilha sonora da novela Global “Velho Chico”.

Várias serão as atrações no Mucuriarte. Além de música, há atrações de mostras de teatro, literatura, artes plásticas, feira artesanal, cortejo dos grupos de cultura popular, fóruns, debates, oficinas e comidas típicas. Estes são alguns dos atrativos que fazem deste um acontecimento imperdível, do tipo que se anota na agenda cultural e não deixa de comparecer.

O Prefeito Roberto de Jesus e o Vice Benedito Barreto estiveram presentes na abertura da reunião, que contou com a participação de nada menos que 15 municípios que enviaram seus representantes, o que dá a dimensão do quão grandioso será a realização do Mucuriarte/2017.


Roberto de Jesus iniciou a sua fala ressaltando a importância do resgate da cultura regional e acrescentou que “o nosso município se fará presente e bem representado nesse evento”.  O Prefeito ressaltou ainda ser da maior relevância 
"inserção de Nanuque nesse roteiro cultural, onde se pretende resgatar as nossas tradições e celebrar a nossa diversidade cultural, incentivando o surgimento de novos talentos, ao mesmo tempo em que trabalhamos no sentido de deixar um legado para as gerações vindouras”.
Prefeito de Nanuque, Roberto de Jesus, dando as boas vindas aos participantes da organização do Mucuriarte.

Segundo os organizadores, dentre outros objetivos, o Mucuriarte pretende valorizar, difundir e articular ações de preservação da rica memória das comunidades tradicionais de toda região, sendo que a edição de 2017 contará a história e a cultura do povo Machacali.

Também se fizeram presentes no encontro, a Secretária Municipal de Educação , Neide Ramos e a Chefe de Divisão de Cultura, Girlane Amaral, que, juntamente com os demais participantes, assistiram a uma bela apresentação da dança “Maculelê” , realizada pelo grupo de capoeira “Ânsia de Liberdade”, sob o comando do Mestre Alvacy Tercilia.

Fonte: Prefeitura de Nanuque, com acréscimo de outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário