Já virou costume. Pela quarta vez consecutiva e quinta na história, o Sada/Cruzeiro é o campeão da Superliga Masculina de Vôlei. O título da temporada 2016/17 foi conquistado neste domingo (07.05), diante da torcida celeste, no ginásio Mineirinho, na Pampulha, em BH, com vitória por 3 sets a 1 sobre o Funvic/Taubaté.
As duas equipes chegaram com a expectativa de fazerem uma das melhores finais de todos os tempos, com direito a cinco atuais campeões olímpicos em quadra: William e Evandro (Cruzeiro), Wallace, Éder e Lucarelli (Taubaté).
E os adversários cumpriram a promessa, fazendo um jogo equilibrado na maior parte dos momentos e decidido nos detalhes. O time comandando pelo técnico argentino Marcelo Mendez, porém, foi mais preciso nos lances decisivos e venceu o duelo com parciais de 25/22, 25/22, 18/25/ e 25/19.
Os destaques da partida foram os opostos Evandro (Cruzeiro), com 19 pontos marcados, e Wallace (Taubaté), logo atrás, com 18.
Filipe: simbolo das conquistas do Cruzeiro, desde 2010.

Filipe, de Joaíma, comemora penta
Filipe Augusto Faccion Ferraz, o ponteiro Filipe, é um dos heróis desta conquista. Ele nasceu em Joaíma, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas. Passou a infância e parte da adolescência na sua cidade natal. Aos 15 anos, em 1995, foi pra Belo Horizonte, jogar nas categorias de base do FIAT Minas. Conquistou muitos títulos nacionais e internacionais, sendo bicampeão mundial, pelo Sada Cruzeiro. Rodou por vários clubes, sendo campeão por onde passou. Aos 37 anos, torna-se pentacampeão interclubes de vôlei.
 Desde 2010, está na sua casa, no Cruzeiro, onde tem conquistado a maioria dos seus títulos estaduais, nacionais, sul-americanos e mundiais.
O sonho de Filipe e participar da Selecão Brasileira de Vôlei.
Conheça a carreira do ponteiro Filipe, do Vôlei do Cruzeiro, no link abaixo:
Vantagem celeste Cruzeiro
Além da experiência de sete decisões consecutivas na competição, o time mineiro tinha ainda a seu favor o apoio de uma maciça maioria nas arquibancadas. O ginásio Mineirinho estava lotado com aproximadamente 14 mil torcedores, maior público desta edição do torneio.
Uma curiosidade nesse sentido foi o tratamento dada pela torcida aos ex-cruzeirenses Wallace e Éder. Muito aplaudidos na entrada da equipe visitante e na apresentação dos jogadores, os dois campeões olímpicos passaram a ser bastante vaiados durante o jogo, especialmente quando iam para o saque.
No primeiro set, o Taubaté provou que não daria moleza aos favoritos. O time paulista manteve a liderança nos lances iniciais, levou a virada e voltou a liderar o placar no meio da etapa, nos 14 a 13. A partir daí, os adversários disputaram ponto a ponto, até que Leal acertou um lindo "ace" e abriu caminho para a vitória celeste na parcial por 25 a 22.
O segundo set começou da mesma forma, com o time visitante abrindo vantagem primeiro (chegou a ter quatro pontos de frente nos 8 a 4). Evandro igualou em mais um belíssimo "ace" nos 8 a 8, e a equipe azul conseguiu virar pela primeira vez no lance seguinte. Mas o jogo seguiu parelho, com ligeira vantagem para o Taubaté, até uma nova virada cruzeirense, nos 21 a 20, e mais uma vitória azul na parcial, pelo mesmo placar.
Susto e festa
A história se repetiu no terceiro set, com o Taubaté abrindo até seis pontos de vantagem no início da disputa. O duelo permaneceu equilibrado e bem jogado como nas etapas anteriores. Desta vez, porém, o time visitante conseguiu manter a regularidade à frente do placar e fechou a parcial com vitória relativamente confortável por 25 a 18, com destaque para o ponteiro mineiro Lucarelli.
No quarto set, o Cruzeiro "voltou" para o jogo, forçando mais nos saques e mantendo a vantagem no placar desde os primeiros lances. A torcida também reagiu ao tropeço na etapa anterior e passou a pressionar ainda mais os visitantes. Com esta combinação fatal, a "zebra" não teve nenhuma chance. O Cruzeiro foi se mantendo à frente até fechar a parcial e o jogo com vitória por 25 a 19, para o delírio azul dentro e fora da quadra.
FICHA DO JOGO
SADA/CRUZEIRO X FUNVIC/TAUBATÉ (25/22, 25/22, 18/25 e 25/19)
MOTIVO – Final da Superliga Brasileira de Vôlei Masculino temporada 2016/17
SADA/CRUZEIRO – Evandro, Isac, Simón, Leal, Filipe e William; Serginho (líbero). Entraram: Alan, Fernando Cachopa, Léo. Técnico: Marcelo Mendez
FUNVIC/TAUBATÉ – Wallace, Otávio, Éder, Lucarelli, Lucas Lóh e Rapha; Mário Júnior (líbero). Entraram: Japa, Danilo, Renan, Kaio. Técnico: Cezar Douglas
DATA E LOCAL – Domingo (7), no Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte (MG)
PUBLICO – 13.956 presentes / 10.163 pagantes.
Fonte: OTEMPO com outras informações do Blog do Banu.