segunda-feira, 15 de maio de 2017

SAMU comemora 13 anos de serviços com milhões de pessoas salvas.

SAMU comemora 12 anos de serviços prestados à população de Governador Valadares.

SAMU comemora 12 anos em Governador Valadares (Foto: Divulgação/PMGV)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Governador Valadares completou 12 anos de instalação na cidade nessa sexta-feira (12/05/2017). Conhecido por seu número de telefone, 192, ele tem sua história marcada por algarismos e comemorações. E o que não falta são razões para festejar.
Durante esse período, foram feitas 437.658 ligações e realizados 251.360 atendimentos, o que representa milhares de vidas salvas. Motivo de orgulho para os profissionais e também para a população de Valadares e região, que já discou para o 192 em busca de informações mais de 149 mil vezes e foi, prontamente, atendida.
Além disso, as ambulâncias foram deslocadas para os mais distintos locais por mais de 104 mil vezes. E, não bastasse o socorro às vítimas, o SAMU de Valadares ainda fica de prontidão nos campeonatos de voo livre, parapente, asa-delta, futebol, em festas tradicionais da cidade, como o Gevê Folia, Festa à Fantasia, entre outras, disponibilizando ambulância e equipe em casos de atendimentos de urgência.
E criou programas como o Núcleo de Ensino e Pesquisas (NEP), que tem por objetivo capacitar a população oferecendo cursos básicos de primeiros socorros e capacitações para profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Tiro de Guerra, instrutores de autoescolas e tantos outros. E mais: em 2014, criou o projeto Samuzinho, no qual uma equipe do NEP ensina crianças de oito a 12 anos de escolas públicas municipais a não passarem trotes para o Serviço, além de compartilharem noções básicas de primeiros socorros e medidas de prevenção de acidente.
Ao longo destes 12 anos já foram registrados 186.298 trotes, o que gera deslocamento desnecessário de ambulâncias e equipes, desgaste emocional e físico, e atrapalha o atendimento a quem realmente precisa. Por meio desse projeto, 1.352 crianças e jovens já foram orientados quanto ao momento certo de entrar em contato com o órgão e a atuar em situações de risco.
O SAMU de Valadares conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e condutores socorristas. E conta ainda com três ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado. E o SAMU não para: já firmou parcerias com a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV, Univale, Tiro de Guerra e Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Para celebrar a data e agraciar os heróis da equipe, foi realizada uma homenagem na Câmara Municipal.
Fonte: PMGV

SAMU foi um dos primeiros grandes projetos do Presidente Lula

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil, a partir de 2004, pelo decreto presidencial nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde . Foi idealizado na França, em 1986 como Service d’Aide Médicale d’Urgence — que faz uso da mesma sigla “SAMU”
O SAMU foi um projeto idealizado e implantado pelo Governo Lula. Pra quem não sabe, o deputado baiano e ex-prefeito de Vitória da Conquista, Jorge Solla, foi um dos idealizadores do SAMU quando foi Secretário Nacional de Atenção a Saúde, no período de 2003/2004 e, junto com Arthur Chioro, ex-Ministro da Saúde, construiu a viabilidade técnica para implantação do serviço.
A enfermeira Sanitarista Marília Fontoura, que é esposa do Deputado Federal Jorge Solla, escreveu no seu perfil no Facebook: “SAMU é SUS, patrimônio do povo brasileiro! Quem é da área sabe o significado e importância desse serviço de atendimento pre-hospitalar de urgência e emergência, para o país. Impactou profundamente nos indicadores de saúde, diminuiu fortemente a mortalidade por certas causas. Tenho orgulho de ter acompanhado de perto parte da historia da construção do SUS! Viva o SUS!”
O SAMU 192 não se caracteriza apenas por um Serviços de Atendimento Pré Hospitalar Móvel mas por ser um Serviços complexo onde uma Central de Regulação de Urgência e Emergência composta por médicos reguladores atendem toda a demanda do Sistema telefônico 192 e definem uma hipótese diagnóstica e a complexidade assim como a prioridade do atendimento podendo ser fornecido apenas uma Orientação Médica ou se necessário um recurso mais complexo , liberam as diferentes viaturas - Suporte Básico ou Suporte Avançado .
Após o atendimento do paciente também será definido o destino do paciente podendo ser uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA ou um Hospital Terciário . Assim, esse serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde , encaminhando os quadros de menor complexidade ou fase diagnóstica ou ainda para uma situação de estabilização clínica ( UPAS ) e os quadros de maior complexidade que necessitam de especialidades ( politraumatizados , Infartos , Trauma de craneos , Acidentes Vasculares Encefálicos , Abdome Agudo ) .
É importante ressaltar que , antes da existência do SAMU 192 , muitos pacientes morriam nas residências , nos acidentes de transito , em vários locais sem a existência do atendimento pré hospitalar mas posterior essa criação , a maioria destes pacientes começaram a ter um acesso mais fácil , pois basta uma pessoa ligar para o telefone 192 e estando dentro dos critérios estabelecidos de urgência e emergência , serão atendidos em suas residências ou vias públicas , e sendo posteriormente levados aos serviços de melhor atendimento para a sua necessidade e complexidade .
Assim antes da criação do SAMU , os Serviços de Urgência , principalmente os Serviços Terciários estavam frequentemente lotados com todos os quadros de saúde possíveis em uma mesma unidade , num mesmo pronto socorro , causando uma superlotação desorganizada evoluindo então para serviços mais organizados quanto ao perfil da doença e do doente entretanto a superlotação continua progressivamente aumentando .
Com a modificação do perfil epidemiológico da morbi-mortalidade devido ao crescimento das causas externas, esses atendimentos ganham maior relevância, causando forte impacto ao setor saúde e sua resposta a tal demanda é fundamental para minimizar as sequelas decorrentes desse quadro. 
Coma a organização das gravidades e complexidades conseguimos visualizar melhor que realmente existe a necessidade de mais leitos hospitalares e infelizmente o investimento financeiro não é suficiente para o aumento dos hospitais e seus respectivos leitos mantendo o atendimento de Urgência e emergência caótica em todo o País.
O projeto SAMU 192 foi o primeiro produto do Plano Nacional de Atenção as Urgências criado pelo Governo Federal em 2003 e existe recurso financeiro para a manutenção dos Serviços . Durante esse processo foi definido que esse custeio seria tripartite sendo 50% do Governo Federal , 25% do Governo do Estado e 25% dos municípios. Entretanto , alguns serviços tem 50% do Governo Federal e o Estado assume o restante do custeio. Infelizmente, alguns serviços tem o custeio do Governo Federal e os municípios acabam tendo que acatar com o custeio do restante do custo do serviço , sem nenhum apoio do Governo Estadual dificultando a Regionalização do SAMU 192 e da participação de cidades menores de 50.000 habitantes conseguirem custearem proporcionalmente a sua parte dentro do grupo de cidades regionalizadas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário