segunda-feira, 29 de maio de 2017

A beleza da arte e cultura de Almenara, por Deyse Magalhães


A tarde desmaia sobre a praia enquanto o Rio Jequitinhonha vai banhando a Princesinha do Vale como é popularmente conhecida Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas. Na cidade, a arte e os movimentos de cultura popular andam a galope. Há muito que se conhecer, impossível enumerar tantos talentos. 


Numa linda casa de varanda, bem no centro, mora Dona Adelícia Amorim , famosa por seus bordados de diferentes pontos, cores e linhas. No altar do seu quarto uma imagem de Nossa Senhora do silêncio parece que a deixa mais serena e cheia de tranquilidade. Por toda casa se esbarra com almofadas, quadros, toalhas, forros, tapetes, colchas tudo feito por essas mãos generosas. 



Outro trabalho de encher os olhos de beleza é do artista Diomilton Ferraz que faz bordados criativos sobre desenho e pintura, “stumpwork” uma técnica francesa desenvolvida em 1800.


As folias de Reis e Boi de Janeiro, antigo costume do Baixo Jequitinhonha, ainda são preservados e continuam saindo às ruas durante janeiro, alegrando as crianças, porém esbarra em dificuldades como falta de incentivo e de recursos para sobreviver de forma confortável.



O Coral das Lavadeiras idealizado pelo cantor e compositor Carlos Farias Maxakali é um resgate das cantigas de domínio público. Cantar trabalhando alivia a dor e dá a sensação que o trabalho fica menos pesado, principalmente debaixo do sol quente. Hoje as lavadeiras já não vão mais para o rio, mas as lembranças são preservadas através de CDs e apresentações feitas dentro e fora do país.



Aqui se aprende violão, piano, flauta, canto desde cedo na Criaart, associação onde a música é mais que arte, é veículo de transformação na educação de crianças e adolescentes. 



Almenara dos músicos, compositores, artistas diversos, do mercado, dos bares, da Rua dos Canoeiros.



 Impossível citar infinitos costumes, hábitos e a rica cultura da Princesinha do Vale.


#MeuCaminhoPeloVale
#MandatoDeputadoDrJeanFreire Por todos os lugares
#ValedaCultura #HistóriaPorTodaParte



Texto e fotos de Deyse Magalhães, assessora parlamentar de cultura, do Mandato do Deputado Estadual Jean Freire. Publicado na sua página do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário