sexta-feira, 31 de maio de 2013

Procissão de Corpus Christi reúne fiéis em Araçuai

Fiéis percorreram as ruas do centro da cidade até a igreja de Santa Tereza

Sem os tradicionais tapetes de serragem colorida que enfeitavam as ruas, a procissão de Corpus Christi saiu da Igreja Matriz de Santo Antonio, por volta das 19 horas desta quinta-feira, (30), seguida por uma multidão de católicos em Araçuai (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Para os devotos,  o mais importante da festa não é ornamentação, mas a celebração da Eucaristia. “Hoje celebramos a presença real de Jesus em nosso meio através do sacramento da Eucaristia. Essa é uma comemoração do dom de Deus para nós", disse um religioso que esperou pela procissão desde o início da tarde.


O número de fiéis participantes da tradicional celebração foi menor este ano. Durante a tarde choveu na cidade mas,  não tirou a fé dos moradores que enfeitaram suas janelas e varandas com vasos, toalhas de renda, velas, castiçais e imagens sacras,  ao longo da rua Dom Serafim, no centro da cidade.


Nenhuma rua foi interditada. A procissão seguiu até a igreja de Santa Tereza, no bairro do mesmo nome.


O número de fiéis participantes da tradicional celebração foi menor este ano


A Igreja Católica comemora o Corpus Christi, que significa a "Festa do Corpo de Cristo", desde 11 de agosto de 1264.

 A data é denominada também de o Santíssimo Sacramento. Conforme contam os livros, as festas de Corpus Christi foram  instituídas no século XIII pelo papa Urbano IV.

 Durante os doze primeiros séculos, a Igreja Católica celebrou a data da instalação da Eucaristia na quinta-feira santa.

 Depois,  como surgissem muitos abusos dos hereges, que desrespeitavam a data porque era comemorada logo após o Carnaval, esta foi mudada para alguns meses adiante, como acontece até hoje.
  
Em todo o mundo, o Corpus Christi é lembrado por milhões de católicos.
 
Sérgio Vasconcelos, Repórter, no Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário