sábado, 18 de maio de 2013

Nove municípios do Baixo Jequitinhonha querem formar Consórcio de Resíduos Sólidos


Com objetivo de acabar com os lixões, as cidades do Baixo Jequitinhonha iniciaram a articulação para formatação do consórcio

Lixões trazem grandes riscos à saúde da população do Vale do Jequitinhonha

Os prefeitos do Baixo Jequitinhonha estão se organizando para formar um Consórcio de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos, as vantagens e a necessidade de os municípios se unirem para acabar com os locais inadequados de destinação do lixo.
Foi realizado um Encontro com técnicos da SEDRU - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana para orientações sobre procedimentos a serem adotados.  Durante o encontro, a Sedru iniciou uma parceria com nove prefeituras do baixo Jequitinhonha (Bandeira, Pedra Azul, Jordânia, Santo Antônio do Jacinto, Jacinto, Felisburgo, Santa Maria do Salto, Rubim e Divisópolis), que estão iniciando o processo de consorciamento. 
O evento aconteceu nesta sexta-feira, 17.05, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
A Sedru apoiará os municípios oferecendo auxílio nos serviços de assessoria jurídica, técnica e institucional, na formatação do consórcio até implantação do empreendimento e também no processo de captação de recursos junto à União para a realização dos projetos e das obras de necessárias.
Para a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, a gestão correta dos resíduos sólidos é hoje prioridade das políticas urbanas.
“Estamos percorrendo todo o Estado com o objetivo de mostrar para as prefeituras mineiras a importância da gestão compartilhada do lixo, através dos consórcios. Nossa meta é que cheguemos o mais breve possível à erradicação dos lixões no Estado e isso acontecerá de forma mais rápida se contarmos com a união dos municípios, uma vez que esse problema é comum a quase todas as cidades mineiras”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário