sábado, 18 de maio de 2013

Sociedade se une no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Entidades de defesa dos Direitos de crianças e adolescentes lembram importância do Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

ABr

O Ministério dos Direitos Humanos lembra aos gestores municipais que 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000.
Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
É de se lamentar que o número de denúncias envolvendo abusos sexuais contra crianças e adolescentes tenha aumentado quase 20% no Brasil entre 2011 e 2012, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos. Quando se computa todas as denúncias de violência contra menores o aumento chega a 58,35%.
Existem apenas 1906 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para o atendimento na rede de proteção social especial do país das crianças vítimas de violências, segundo Censo Suas/2011. E diante desse cenário, Prefeituras acreditam que é necessário um maior investimento da União em políticas que atendam essas vítimas.
Programação nos Municípios
Alguns Municípios se preparam com programação diversificada para lembrar a data. O objetivo é ressaltar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Secretaria de Saúde notifica quando esse tipo de caso aparece nos consultórios. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social tem como função acolher as crianças em estado vulnerável no sentido de promover a segurança delas.
A Ministérios dos Direitos Humanos lembra que denúncias de violência sexual de crianças e adolescentes podem ser registradas no disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário