sexta-feira, 31 de maio de 2013

Araçuai sediará reunião preparatória para encontro regional de engenheiros


CREA quer discutir com profissionais assuntos como o desenvolvimento das cidades da região

A reunião em Araçuaí será realizada das 19h às 21h, na Câmara Municipal nos dias 5 e 6 de junho



Entre os dias 05 e 06 de junho, Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, vai sediar a reunião preparatória para diagnóstico técnico da região em torno de cinco eixos temáticos: meio ambiente, 
rodovias mineiras, urbanicidade, alimentos e impacto das chuvas.

O objetivo é reunir profissionais da área tecnológica, juntamente com a sociedade organizada, para discutir as demandas locais e propor soluções para as questões levantadas.

A reunião será uma preparação para o 8º Encontro Regional: Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, na Regional Nordeste, a ser realizado em Governador Valadares, do dia 25 a 27 de junho.

O Encontro é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

 Araçuaí e Capelinha: Crescimento das cidades, trânsito e mobilidade 
  
Segundo a inspetora-chefe de Araçuaí, a engenheira civil Maria Lúcia Ferreira de Souza, um dos problemas do município é em relação ao trânsito urbano.

Nos últimos anos, com o aumento do poder aquisitivo, a frota de veículos da cidade aumentou significativamente.

No entanto, a infraestrutura do município não acompanhou esse crescimento e as ruas não comportam mais o grande número de carros. “Os congestionamentos são frequentes e está cada vez mais difícil transitar na área central da cidade”, ressalta a inspetora.

Segundo ela, outro agravante é que as ruas não têm a sinalização adequada, o que torna o trânsito ainda mais confuso.
  
Outro assunto que preocupa é a expansão sem controle do município. “Araçuaí está expandindo sem um crescimento sustentável. Os novos bairros que surgem não possuem infraestrutura, como pavimentação e rede de esgoto”, afirma Maria Lúcia. Ela explica que a falta de saneamento básico, inclusive, é um problema vivenciado por boa parte da população da cidade.        

Capelinha também sofre com o trânsito

Capelinha, no Alto Jequitinhonha, é outra cidade que cresce de forma vertiginosa, mas não enfrenta o problema de trânsito e mobilidade que a cidade enfrenta , principalmente na sua área central.
Na II Conferência da Cidade de Capelinha, realizada na sexta-feira, 24.05, os participantes apontaram este e outros desafios que a cidade terá que enfrentar.
Não calçadas nas ruas centrais e de alguns bairros mais antigos. Os moradores avançam com construção, eliminando os passeios públicos, jogando o pedestre para as pistas de rolamento da ruas e avenidas, disputando espaço com veículos, ocasionando problemas como acidentes e impedimentos à mobilidade urbana.

 Diante desse quadro, a inspetora ressalta a importância da participação dos profissionais da área tecnológica para apresentar propostas para os problemas. “Trataremos de temas de grande magnitude e de interesse da nossa cidade. A participação desses profissionais é essencial para enriquecer as discussões”, frisa.

A reunião em Araçuaí será realizada das 19h às 21h, na Câmara Municipal (Rua São Geraldo, 722 - Planalto).
 

As demandas e as propostas elaboradas pelos profissionais durante a reunião preparatória serão encaminhadas para o 8° Encontro Regional Nordeste.
  
Evento: Reunião Preparatória para o Encontro Regional Nordeste
  
Local: Câmara Municipal de Araçuaí (Rua São Geraldo, 722 - Planalto).

Data: 05 e 06 de junho.

Horário: 19h às 21h

Informações:
Assessoria de Imprensa do Crea-Minas (31)3299-8954 (31) 8778-8299.

Fonte: CREA MG com algumas alterações

Nenhum comentário:

Postar um comentário