sexta-feira, 17 de maio de 2013

Itamarandiba contribui com 7 mil assinaturas no Movimento Mais Saúde


A proposta prevê que a União deverá destinar, obrigatoriamente, 10% de sua receita corrente bruta para a área da saúde


Ao todo, foram coletadas na cidade mais de 7 mil assinaturas.

Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, recebeu, na manhã de quarta-feira (15.05), a Caravana da Saúde, projeto de interiorização do Movimento Assine + Saúde, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O evento, que lotou o Plenário da Câmara Municipal, contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e de outros parlamentares e autoridade locais e regionais.

Todos conclamaram a população a assinarem projeto de lei de iniciativa popular propondo que a União destine pelo menos 10% de sua arrecadação para a saúde. Ao todo, foram coletadas na cidade mais de 7 mil assinaturas.


Além do presidente da ALMG, participaram do evento o secretário de Estado da Regularização Fundiária, Wander Borges; o presidente da Comissão de Saúde da ALMG deputado Carlos Mosconi (PSDB), que conduziu a reunião; o deputado Neider Moreira (PSD); o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; o prefeito de Itamarandiba, Eraldo do Espírito Santo Gomes; e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Cesar Moreira, entre outras autoridades.

Proposta

A campanha tem por objetivo coletar assinaturas em todo o Estado em favor de projeto de lei de iniciativa popular, propondo aumentar o investimento em saúde por parte da União.

A proposta prevê que a União deverá destinar, obrigatoriamente, 10% de sua receita corrente bruta para a área da saúde. O propósito é coletar, em todo o País, um mínimo de 1,5 milhão de assinaturas, para levar o projeto ao Congresso Nacional, conforme o que determina a lei para projetos de iniciativa popular.

Em Minas Gerais, desde o ano passado, a campanha já recolheu perto de 500 mil assinaturas em 16 cidades do interior, além da Capital. O número de adesões em todo o Brasil já passa de 1,25 milhão, segundo a Comissão de Saúde da ALMG.
 

Já estão previstas também visitas a Pouso Alegre (24/5), Conceição das Alagoas (6/6), Nepomuceno (10/6), Paraopeba (12/6), Diamantina (28/6) e Alfenas (8/7).

De Itamarandiba, a caravana segue para Águas Formosas e Almenara, também no Vale do Jequitinhonha, onde, nesta quinta-feira (16.05), haverá reuniões pela manhã e à tarde, respectivamente.

O movimento pela saúde é feito em todo o País, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM).
 

Em Minas, além da ALMG, a campanha conta com o apoio de, pelo menos, dez entidades, como Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário