domingo, 19 de maio de 2013

Cidades do Vale do Jequitinhonha se movimentam contra abuso sexual de crianças e adolescentes


Angelândia, Araçuaí, Itaobim e Minas Novas realizam manifestações contra a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes

A passeata percorreu o centro da cidade Foto: divulgaAngelândia realiza  marcha contra a pedofilia
Angelândia deu aula de cidadania com manifestações de crianças, jovens e adultos.

18 de maio é o Dia Nacional contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Várias cidades do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, se movimentaram. Entre os dias 16 e 20 de maio, a população ocupou praças e avenidas das pequenas cidades dizendo não ao comportamento de adultos, grande parte das vezes os próprios parentes, que têm o comportamento desviante de abuso sexual, fazendo sofrer aqueles que deveriam proteger ou orientar para a vida.

Uma das maiores manifestações aconteceu na pequena cidade de Angelândia, no Alto Jequitinhonha. Na mesma semana em que realizou grande Audiência Pública sobre Segurança Pública, com mais de 2 mil pessoas, a população daquela cidade voltou às ruas, dizendo basta à pedofilia. 

Na sexta-feira(17.05), a sociedade se envolveu na campanha "Angelândia Contra a Pedofilia".
A Prefeitura divulgou que "uma multidão foi as ruas, em passeata, levando faixas e bandeiras, como forma de protestar contra a exploração sexual infantil, e sensibilizar a população a denunciar situações de pedofilia na comunidade.

Em um palco montado no centro da cidade, o prefeito Thiago Pimenta abriu a cerimônia, enaltecendo o público presente pelo apoio e vontade em fazer uma Angelândia melhor, apoiando eventos contra a criminalidade e o abuso infantil.
"Estamos vivendo um novo tempo para Angelândia. A cidade está atuante e mobilizada contra a violência, e este é o momento exato para começarmos uma nova história para nossa cidade. Precisamos acabar com casos de abuso de nossas crianças, e a melhor forma de fazer isso é denunciando, disque 100 e denuncie" – disse o prefeito .

Mobilização
O evento contou com participação das escolas estaduais e municipais, população, autoridades do poder executivo e legislativo, Polícia militar e outros.

Durante o evento houve apresentações das crianças da creche municipal "Pingo de gente", carregando bandeiras com letras, formando a frase "PEDOFILIA É CRIME". Houve também  apresentações dos adolescentes assistidos do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com Cartazes, bandeiras, e grito de Guerra contra a Pedofilia.

O presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente) o José Soares de Paula também enfatizou a importância de eventos como aquele, como forma de encorajar a sociedade em denunciar, e que o evento vem a cada ano tomando maiores proporções e resultando cada vez mais no surgimento de denuncias de casos de abusos contra crianças e assim reduzindo as incidências dos mesmos,  no município".

Minas Novas ocupa avenidas e praças contra a exploração sexual infantil

Entidades de direito público e privado ajudaram na organização da Marcha
Foto: Bernardo Vieira
Minas Novas realiza marcha contra abuso de crianças e adolescentes
Centenas de pessoas sairam às ruas para lembrar a data

O Blog do Jequi registrou a Marcha com o seguinte texto:
"A passeata teve inicio às 10 horas da manhã de sexta-feira (17.05) com a participação das Organizações Sociais e de todas as Escolas da Cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha(MG).
Foto: Eduardo Borges
  
As comissões que realizam este evento têm o apoio de diversas entidades do município tais como: Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal, Estagiarias do curso de serviço social, escolas estaduais e municipais, Policia Militar, delegacia, Ministério público, Câmara como também diversos patrocínios como os bancos e comércios locais para a realização desta segunda jornada de  Combate à Exploração sexual de crianças e adolescentes de Minas Novas.


Itaobim alerta com campanha, de 6 a 17 de maio, "Quebrando o silêncio"
Denuncie violência no Disque 100

De 6 a 18 de maio, diversas organizações sociais de Itaobim, no Médio Jequitinhonha. organizaram atividades no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Reuniões e debates nas escolas, faixas na vias públicas, redações e manifestações públicas tomaram conta da cidade e de todas as famílias.

Situada à beira da BR 116, a Rio-Bahia, a cidade sempre é citada como um dos maiores focos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A sociedade está alerta e disse um basta a esta situação.  


No dia 17 de maio, sexta-feira, houve a Grande Marcha Quebrando o Silêncio pelas Ruas da Cidade. Crianças, adolescentes, jovens e adultos tomaram conta da cidade.

A saída aconteceu, de manhãzinha, na porta da Escola Estadual de Itaobim e percorreu várias ruas e avenidas da cidade. O final das atividades aconteceu na Praça Afonso Martins, com danças e teatro de bonecos.
Na Praça Afonso Martins, a cidade de Itaobim encerrou suas atividades da campanha "Quebrando o silêncio".

ARAÇUAÍ CONVOCA A POPULAÇÃO A FAZER BONITO: 
CUIDAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura, CREAS e entidades sociais de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, convidam a população a realizar grande manifestação contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A concentração será na Praça do Fórum, nesta segunda-feira, a partir de 7 horas. De lá, os manifestantes percorrerão as principais ruas da cidade.

O lema é:  FAÇA BONITO: Proteja nossas crianças e adolescentes.


Outras cidades do Vale também organizaram suas manifestações, procurando proteger as crianças e adolescentes. Porém, ainda não fizeram publicação de suas atividades. Divulgaremos, nesta semana, as ações ativas de outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário