sábado, 7 de setembro de 2013

UFVJM destina 50% das vagas para estudantes de escolas públicas e cotistas

Minas já destina mais vagas para a rede pública que o previsto em lei, e reserva pode aumentarUFVJM disponibiliza 955 vagas para cotistas em 2014
Patrícia Giudice e Valquiria Lopes
Publicação: 29/08/2013 06:00 Atualização: 29/08/2013 07:00

Quem estuda em escola particular e se prepara para tentar uma vaga para o próximo ano na universidade pública deve enfrentar uma luta mais acirrada pelas vagas. Com a Lei das Cotas em vigor, as instituições terão de ofertar em 2014 pelo menos 25% de suas vagas para alunos de escola pública, negros, pardos ou indígenas e com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio. 
Em Minas, a disputa pelas vagas de livre concorrência será ainda maior. Isso porque, em média, as federais do estado atingirão o índice de 32,4% de reserva  Do total de 32.968 de cadeiras das 11 instituições federais, 10.685 vão para o sistema de cotas sociorraciais - número que ainda pode aumentar em setembro. Se cumprissem os 25% determinados pela legislação, as instituições deveriam oferecer 8.843. 

A Lei 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas, foi sancionada em agosto do ano passado pela presidente Dilma Rousseff e define a distribuição de vagas nas instituições públicas de ensino técnico e superior do país. De acordo com o texto, a implantação da regra deve ser escalonada, com 12,5% de reserva para estudantes do ensino gratuito a cada ano, até que metade das matrículas seja destinada a esses alunos em 2016.
Em Minas, o número de vagas sociorraciais ainda deve crescer, já que algumas instituições tendem a expandir a política de inclusão para 2014. A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), por exemplo, reservou 30% de suas cadeiras para os cotistas já em 2013. Agora, estuda aumentar o percentual. Segundo o pró-reitor de Graduação, Marcílio Sousa da Rocha Freitas, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão vai se reunir no dia 16 do mês que vem para definir a questão. Alguns conselheiros, segundo ele, são favoráveis à permanência dos 30%, enquanto outros defendem que o percentual aumente. Ele acredita, no entanto, que a quantidade de vagas reservadas será mantida. 

UFVJM tem mais estudantes do Vale 

Na UFVJM - Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni, aprovou uma política de destinação de vagas para cotistas e estudantes de escolas públicas que favorece aqueles de origem de municípios da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. 

Das 1.910 vagas ofertadas, 955 estão reservadas para estudantes de baixa renda que estudaram em escolas públicas. Entre elas, 50 vagas no curso de Medicina.

Uma das formas da seleção de estudantes é o SASI - vestibular seriado que está com as inscrições abertas até o dia 8 de outubro. As escolas públicas de ensino médio do Vale do Jequitinhonha estão credenciadas.
As provas serão realizadas em várias cidades da região que alcançarem pelo menos 70 inscrições. 

Esta forma de seleção favorece o ingresso de estudantes, pois 25% da vagas são preenchidas através deste sistema. A outra forma utilizada é o resultado do ENEM que é universal.

Em Minas, Apenas as Universidades Federais de São João Del Rei e de Juiz de Fora ofertam 50% para estudantes cotistas como a UFVJM.

Outras Universidades Federais em Minas
Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), há a expectativa de que, em vez de 331 vagas para cotistas, o equivalente a 25%, sejam destinadas 662, metade do total ofertado pela instituição. A decisão também será em setembro, conforme o pró-reitor de Ensino, Acir Mário Karwoski. Segundo ele, o assunto foi discutido duas vezes e agora entra na pauta da reunião do Conselho Superior Universitário. “A universidade não tem garantias de que a política nacional de assistência estudantil vá manter as condições de acolhimento de todos os estudantes da Lei das Cotas”, pondera. 

Uma das preocupações das instituições, segundo Acir Karwoski, é a maneira como o estudante vai se sustentar financeiramente na universidade. Para isso, as federais contam com a aprovação pelo Ministério da Educação do Bolsa Permanência. A assistência, com valor em torno de R$ 400, ainda está em discussão e pode chegar ao bolso dos beneficiários já em 2014, de acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Nossa expectativa é poder melhorar a assistência estudantil”, disse o professor.

Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o clima ainda é de indecisão sobre o percentual de reserva. Por causa da greve nos três câmpus da instituição, as aulas seguem até o próximo dia 6. Somente após essa data a direção deverá se reunir para decidir se opta pelos 25% obrigatórios ou já adota índice maior. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Vicente Lelis, serão analisados o rendimento dos cotistas e as condições de apoio a esses estudantes. “Só poderemos ter uma leitura desse cenário após o fim do semestre.” 

O conselho da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já confirmou o cumprimento dos 25% de reserva. Mas, de acordo com o diretor de Processos Seletivos, Orosimbo de Almeida Rego, a instituição aguarda o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para definir se haverá ou não aumento no percentual de cotas sociorraciais.

Fone: Estado de Minas, com alterações: texto sobre a UFVJM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário