segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Taiobeiras: Polícia Federal faz buscas na casa do ex-prefeito Denerval e na Prefeitura

Prefeitura de Taiobeiras é suspeita de desvios de recursos em esquema nacional de corrupção

Pela segunda vez, policiais federais apreendem documentos na Prefeitura de Taiobeiras

Na manhã dessa segunda, dia 09 de setembro, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União cumpriram mandados de busca e apreensão em Taiobeiras. Ao amanhecer, as equipes adentraram na residência do ex-prefeito Denerval Germano da Cruz e na Prefeitura Municipal, levando computadores e documentos.

A Polícia Federal ainda não divulgou os motivos da operação e a expectativa é de que uma entrevista coletiva seja concedida hoje ao meio-dia em Belo Horizonte.

A reportagem fez contato com a Assessoria da Polícia Federal em Montes Claros e foi informada que nada pode ser divulgado por enquanto por estão sendo efetuadas prisões.

A delegada responsável pelo caso, Cintia Fonseca, informou que concederá coletiva após autorização da corporação de Belo Horizonte.

Fonte: Folha Regional

Operação Esopo da Polícia Federal suspeita de desvios de R$ 400 milhões

operação da Polícia Federal recebeu o nome de "Esopo", que faz uma referência à expressão "lobo em pele de cordeiro", atribuída ao grego.

A Operação Esopo desarticula organização criminosa em 10 estados e no DF - A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã de hoje (9/9) a Operação Esopo[1], com o objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos a partir de fraudes em processos licitatórios, em dez estados e no Distrito Federal.

Policiais federais dão cumprimento a 101 mandados judiciais: 44 mandados de busca e apreensão; 20 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis; 25 mandados de prisão temporária; e 12 mandados de condução coercitiva. Esses mandados são cumpridos na OSCIP, em empresas pertencentes ao esquema criminoso, nas sedes das prefeituras de Araçuaí, Coração de Jesus, Januária, São Francisco, São João da Ponte, Taiobeiras e Três Corações, além de um Instituto do Governo de Minas Gerais, um Ministério do Governo Federal e a FIEMG.

A organização criminosa, formada por uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), empresas, pessoas físicas e servidores públicos de alto escalão, além de agentes políticos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações de atividades diversas à OSCIP, junto a Prefeituras Municipais, a Governos Estaduais e a Ministérios do Governo Federal.

Um comentário:

Unknown disse...

e a medalha JK em Diamantina, vai acontecer? O desfile de 7 de setembro foi cancelado por motivos de segurança, e agora? a cerimônia de entrega não corre risco? É... o povo sempre cerceado.

Postar um comentário