quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coral Água Branca de Itinga brilha durante Festival Internacional de Corais


O Coral composto por jovens e adolescentes fez cinco apresentações em Belo Horizonte, durante o FIC que este ano homenageou o compositor Chico Buarque

Foto: divulgaçãoÁgua Branca de Itinga brilha durante Festival Internacional de Corais
O Coral Água Branca, vem realizando apresentações regionais desde sua fundação em 2008
 O Coral Água Branca de Itinga (MG) no Vale do Jequitinhonha encantou o público em Belo Horizonte, durante apresentação no FIC- Festival Internacional de Corais- realizado na capital mineira de 6 a 15 de setembro.
  
O Festival Internacional de Corais ocorre anualmente em diversos locais de Belo Horizonte passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.

Diversos corais da Amércia Latina participaram entoando  canções  e criando uma atmosfera de alegria e encantamento na cidade. O evento é uma realização do Ministério da Cultura com apoio do governo de Minas .
  
Este ano o FIC homenageou o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda.
  
Pelo menos 5 mil coristas de  155 corais de diversos países da América Latina, se apresentaram este ano no festival.
  
O Coral Água Branca se apresentou nos dias 14 e 15 e interpretou  a música “João e Maria”, de Chico Buarque, além de outras canções populares.
  
As cinco apresentações aconteceram nas escadarias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no parque municipal, Museu Abílio Barreto,no Mercado Central e na Feira Tom Jobim, no bairro Santa Efigênia.

 Fundado em 2008 através do Projeto Arte e Cultura, o coral conta atualmente com 20 meninas no coro e 5 jovens no acompanhamento.
  
“ Desses corais fundados na região nos últimos anos, é o único que vem resistindo bravamente”, comemora o escritor itinguense, José Claudionor Santos Pinto,autor do livro Memórias de Itinga. Ele explica que o nome Água Branca é uma homenagem ao antigo nome da cidade,  que em tupi guarani faz referência às águas brancas do Jequitinhonha que corta Itinga ao meio.

Preparação
 Antes da apresentação no FIC, os membros do Coral passaram por uma  oficina de técnica vocal com a professora de canto, Marcela Veiga,  através de uma ação  realizada em julho pelo Departamento Municipal de Cultura.
  
Desde sua fundação, o Água Branca faz apresentações em eventos regionais. “ O próximo passo do grupo é gravar um CD”, conta Caroline Murta, coordenadora do departamento municipal de Cultura. Para ela, a apresentação do Coral no FIC foi muito importante pois além de contribuir com a autoestima do grupo, possibilitou o intercâmbio do Água Boa com outros corais do país.

 A participação do Água Branca no FIC contou com o apoio da prefeitura municipal.


Fonte: Gzeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário