sábado, 1 de dezembro de 2012

Pela 2ª vez, aluno de Itinga ganha Medalha de Ouro na Olimpíada de Matemática


Além de Ruan, mais dois alunos do Vale do Jequitinhonha foram destaques na 8ª Olimpíada de Matemática. Eles concorreram com 19 milhões de alunos de todo o país. Apenas 500 conseguiram Medalha de Ouro

Foto: DivulgaçãoPela 2ª vez, aluno de Itinga ganha Medalha de Ouro na Olimpíada de Matemática
Ano passado Ruan recebeu Medalha de Ouro das mãos da Presidenta Dilma Roussef
O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou, na sexta-feira (30), os vencedores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Um aluno do Vale do Jequitinhonha se destacou entre os milhares de estudantes. Ruan Alves Gonçalves, de 13 anos .receberá  mais uma vez, das mãos da presidenta Dilma Roussef a sua segunda medalha de ouro da Olimpíada. Ele é aluno do 8º ano  da Escola Estadual Comendador Murta, do município de Itinga (MG) no Vale do Jequitinhonha..

“ Ele é brilhante e muito estudioso. Tenho orgulho do meu filho”, admite sua mãe Maria Nilza Alves de Sousa. “ É muito humilde também. Nem gosta que comentem sobre isso”, diz Maria Nilza.
 

Ano passado, Ruan recebeu da presidenta Dilma Roussef , Medalha de Ouro pelo seu excelente desempenho na Olimpíada.

 A lista dos 4.500  medalhistas de 2012 está no site WWW.obmep.org.br

Etapas

Para chegar à premiação, os estudantes selecionados precisaram vencer duas etapas. Na primeira, em 5 de junho, 19 milhões alunos de todo o país fizeram provas com questões objetivas e subjetivas.

Da segunda, em 15 de setembro, participaram aproximadamente 800 mil estudantes – os que tiveram melhor avaliação na fase inicial.

Ao todo, serão concedidas 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 3.100 de bronze, em cerimônia a ser realizada no ano que vem, provavelmente em setembro,  em data ainda a ser agendada.

Também serão concedidos 46 mil certificados de menção honrosa e distribuídos prêmios a professores, escolas e secretarias de Educação, com base nos resultados apresentados por seus alunos na segunda fase.
 

A região Sudeste aparece na lista divulgada pela Obmep com o maior número de medalhistas de ouro: 310. Destaque para o estado de Minas Gerais, onde 152 alunos serão premiados com a distinção máxima.
 

Na região Sul, serão 96 estudantes; no Nordeste, 49; no Centro-Oeste, 35; e no Norte, dez.
 

No Vale do Jequitinhonha  além do aluno Ruan Alves Gonçalves , foram premiados com a Medalha de Ouro o aluno Diogo de Sousa de Jenipapo de Minas e  Julia Lopes Teixeira de Águas Vermelhas.
 

Incentivo aos estudos 
 Desde 2005, quando foi instituída, a  Olimpíada estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade.
  
Para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio, a Obmep oferece bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), para medalhistas que estejam se graduando. Ao participar do PIC os alunos recebem bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).
  
Com duração de um ano, a participação no programa visa aprofundar o conhecimento matemático dos participantes, expandir o gosto pela matemática e pela ciência em geral e estimular a criatividade por meio do confronto com questões interessantes da disciplina.

A olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a promoção conjunta do MCTI e do Ministério da Educação (MEC)
. Também são desenvolvidos pela Obmep o Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti).
Fonte:Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário