terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Juiz de Capelinha cassa prefeito eleito de Água Boa


A decisão não é definitiva e cabe recurso junto ao TRE em MG e ao TSE em Brasília 

Verdi, segundo colocado, tomará posse



Foto: DivulgaçãoJuiz de Capelinha cassa prefeito eleito de Água Boa
o prefeito cassado é acusado de abuso de poder econômico durante a campanha
Em sentença divulgada na  segunda-feira, (03.12), o Juiz Eleitoral da Comarca de Capelinha(MG), no Vale do Jequitinhonha Leonardo Cohen Prado, determinou a cassação do prefeito eleito de Água Boa, Elimarcius Lacerda, e de seu vice Jairo Martins, pela prática de crime de captação ilícita de votos durante a campanha política deste ano.

Com a decisão, o direito de diplomação e posse passa a ser do candidato Verdi que ficou em segundo lugar na disputa em Água Boa.

A ação de investigação judicial eleitoral foi impetrada pela Coligação “Compromisso com Água Boa” encabeçada pelo candidato Verdi contra a Coligação “Água Boa Para Todos” encabeçada pelo candidato Elimarcius.
A denúncia se baseou em depoimentos de testemunhas que confirmaram ter recebido comida e bebida nos dias 15 e 29 de setembro em frente ao comitê de Elimarcius.

Nesse sentido, a Justiça Eleitoral entendeu que o fato representou a captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
A decisão NÃO é definitiva e  cabe recurso, mas até nova decisão, fica mantida a diplomação do candidato Verdi no dia 15 de dezembro como novo prefeito de Água Boa.

Onde fica Água Boa

Pertencente à Messoregião do Rio Doce e possui cerca de 17 mil habitantes.

O nome "Água Boa" vem da época em que os desbravadores, bandeirantes e tropeiros, circulavam pela região, transportando mantimentos e produtos no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais.

Alguma das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje está a cidade se tornou ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores, que se referiam ao lugar como sendo "naquela nascente de água boa", ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis.

Com o uso, o termo passou a ser resumido em "parada da Água Boa", que veio a originar o nome da cidade.

Disputas acirradas 

Nas décadas de 70 e 80 o município ganhou alguma notoriedade em razão do excessivo número de brigas armadas e homicídios ocorridos na região, por disputas entre famílias rivais pela posse de terras e, principalmente, pelo controle da prefeitura local.

O deputado estadual mineiro Vander Campos foi morto quando visitava aliados políticos naquela cidade cidade.

A construção mais tradicional de Água Boa é a Igreja da Matriz, com sua alta torre se destacando na paisagem.

Não há, no município, nenhuma indústria ou empresa que seja relevante para sua economia. As principais fontes de renda do município são o comércio, a criação de gado leiteiro e a plantação de café.

Por ter um relevo formado basicamente por elevações montanhosas, não há vales que permitam a cultura de grãos em larga escala.
Fonte: Aranãs FM e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário