sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Estudante de Turmalina ganha medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


Os vencedores da edição deste ano da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foram conhecidos em cerimônia de premiação realizada em São Paulo. Os estudantes mineiros se destacaram mais uma vez na competição. Entre os 20 vencedores da Olimpíada, cinco em cada gênero literário, três são de escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
Natália Godinho Amaral, aluna da Escola Estadual Lauro Machado, no município de Turmalina, noAlto Jequitinhonha, nordeste de Minas, venceu no gênero Poema. Já os estudantes Giovanna Lucciane de Assis Monteiro Resende, da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, no município de mesmo nome, e Maria Victória Alves Dos Santos, da Escola Estadual Dom Lúcio, em Espinosa, estão entre os vencedores do gênero Memórias Literárias. O estudante Mauro Marques Canhão Filho, do IF Sul de Minas, em Poços de Caldas, também está entre os vencedores. Ele se destacou na categoria Artigo de Opinião.
Os 20 alunos vencedores e seus professores receberam medalha, um notebook e uma impressora. Já as escolas dos estudantes que se destacaram receberão 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros.
Natália Godinho Amaral e o professor Marcone Mendes da Conceição comemoram medalha de ouro na categoria Poema da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Foto: Reprodução/Facebook)
Olimpíada
O tema da edição deste ano da competição foi “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
O professor inscrito orientou seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, nas categorias: Poema (dedicado aos alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental), Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental), Crônica (estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do ensino médio).
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.
Conheça os mineiros vencedores da Olimpíada 2016
CategoriaAlunoTítuloProfessorEscolaUFCidade
PoemaNatália Godinho AmaralDa minha janelaMarcone Mendes da ConceiçãoEE LAURO MACHADOMGTurmalina
MemóriaGiovanna Lucciane de Assis Monteiro ResendeAndorinha de louçaMaria Magali Vale RodriguesEE CORONEL XAVIER CHAVESMGCoronel Xavier Chaves
MemóriaMaria Victória Alves Dos SantosFerrovia da saudadeEdilson Moreira BragaEE DOM LÚCIOMGEspinosa
ArtigoMauro Marques Canhão FilhoExploração ou tradição?Larissa Cristina Arruda de Oliveira BenediniIF SUL DE MINASMGPoços de Caldas
Natália Godinho Amaral e o professor Marcone Mendes da Conceição antes da premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no Sambódromo do Anhembi (Foto: Reprodução/Facebook)
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário