sábado, 17 de dezembro de 2016

Agricultores familiares do Norte, Nordeste e Leste de Minas ganham reforço de mais de 550 toneladas de sementes para plantio.


Maria do Socorro, de Glaucilândia, é uma das beneficiadas (Omar Freire/Imprensa MG)
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e sua autarquia, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) iniciaram esta semana a entrega de 550,95 toneladas de sementes de milho e feijão aos pequenos produtores rurais dos 258 municípios que compõem a área de atuação do sistema Sedinor/Idene. 
O objetivo é incentivar a produção de alimentos para o consumo humano e animal, neste período de chuvas.
O investimento para a compra das sementes foi de R$ 4,2 milhões e a entrega será concluída até o final de dezembro, beneficiando cerca de 80 mil agricultores. A distribuição de sementes faz parte da ação de Apoio à Agricultura Familiar, do programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, coordenado pelo sistema Sedinor/Idene.
Segundo o secretário, Gustavo Xavier, a iniciativa é uma das ações previstas para 2016/2017, objetivando o fomento à produção e fortalecimento da agricultura familiar. “Cada produtor receberá em média dez quilos de milho ou feijão, suficientes para plantar aproximadamente um hectare”, afirma.
As sementes já se encontram disponíveis nos escritórios regionais do Idene, localizados nas cidades de Araçuaí, Diamantina, Montes Claros, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Salinas, Espinosa, Teófilo Otoni, Águas Formosas e Governador Valadares. A entrega será feita pelas prefeituras e sindicatos ligados aos agricultores familiares.
Segundo o diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, com o período de chuva os agricultores terão assegurado o sucesso da colheita. “Com o plantio correto e a ajuda das chuvas, será possível garantir alimento para essas famílias durante boa parte do ano”, ressalta.
Em 2015, Maria do Socorro, 60 anos, moradora e produtora da comunidade de Rio das Pedras, zona rural de Glaucilândia, foi beneficiada. “Essas sementes ajudam demais, porque para a gente é muito difícil tirar da comida para comprar a semente para o plantio. Temos só três hectares e isso é tudo para nossa família”, diz, ao lembrar que já trabalhou muito na roça, debaixo de sol. A agricultora tem dez filhos, 30 netos e 15 bisnetos e espera viver muito ainda para ver os tataranetos.
Para ter acesso ao benefício, a prefeitura ou o sindicato deve entregar a documentação exigida em um dos 11 escritórios regionais do Idene, constando: plano de trabalho, recibo coletivo e, quando necessário, o recibo individual dos beneficiários. 
A lista dos documentos pode ser acessada em www.sedinor.mg.gov.br.
Fonte: SEDINOR/Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário