domingo, 4 de dezembro de 2016

PIMENTEL REÚNE DEPUTADOS E ESVAZIA ENCONTRO DO PMDB

Veronica Manevy

O governador Fernando Pimentel ao receber 11 dos 13 deputados estaduais do PMDB e, como consequência, esvaziou o Encontro Estadual da sigla, promovido pelo vice Antonio Andrade, que também é o presidente estadual do partido.
Este é mais um episódio que pode estremecer a relação entre Pimentel e o seu vice.
Ambos já haviam tido divergências na eleição municipal em Belo Horizonte após Andrade anunciar apoio a João Leite (PSDB) no segundo turno do pleito.
Andrade nega haver golpe em curso contra o petista, que demonstrou força na aglutinação política

Antes de se reunirem com o governador, os deputados estaduais fizeram um encontro entre si e decidiram que irão discutir uma "repactuação" com o governo.

O governador Fernando Pimentel (PT) se reúne na tarde desta dessa sexta-feira (02.12.16) com a bancada estadual do PMDB e alguns deputados federais do partido aliado. O almoço no Palácio da Liberdade oficializa o rompimento de Pimentel com o vice-governador, Antônio Andrade, presidente do PMDB em Minas, e com os próprios peemedebistas que têm uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Isso porque, no mesmo momento do encontro, Andrade realiza um festa comemorativa com os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pela legenda neste ano.
Antes de se reunirem com Pimentel, os deputados estaduais fizeram um encontro entre si e decidiram que irão discutir uma "repactuação" com o governo, segundo o secretário geral do PMDB-MG, Sávio Souza Cruz. Em outras palavras, a bancada irá pedir ao governador mais espaço no governo, leia-se cargos. Mudanças no primeiro escalão e a titularidade de novas pastas também poderão acontecer.
Oficialmente, a reunião entre o governador e os peemedebistas foi para comemorar a reeleição de Adalclever Lopes (PMDB) na presidência da Assembleia Legislativa, na quinta-feira (1). "Acho que com a reeleição do Adalclever, o crescimento da bancada, com esse novo tempo, acho que em algum momento deverá ter uma repactuação das missões que o governador dará ao partido no governo", afirmou Souza Cruz. 
Questionado se ele se referia a mais espaço no primeiro escalão, Sávio Souza Cruz disse que sim. Ele acrescentou que haverá uma discussão sobre quais as responsabilidades o partido terá no Executivo. O PMDB definiu que os responsáveis por essa futura discussão serão Adalclever Lopes e o também deputado estadual João Magalhães.
Sobre o rompimento da bancada estadual com Antônio Andrade, presidente do PMDB em Minas, Sávio Souza Cruz disse que a última vez em que houve um encontro com as duas partes foi logo após o primeiro turno das eleições municipais em Belo Horizonte. Naquela situação Andrade declarou apoio ao candidato do PSDB, João Leite e foi desautorizado pela bancada. "Ele está tocando a vida do jeito que ele acha e nós tocando a nossa", afirmou. Segundo o deputado, a bancada não foi consultada sobre o evento que Andrade realiza nesta sexta-feira com prefeitos e vereadores.
Dos 13 deputados do PMDB, 11 estiveram presentes no almoço. Tony Carlos e Douglas Melo, que está operado, não compareceram. Também estiveram no encontro com o governador os deputados federais Newton Cardoso Jr, Saraiva Felipe, Mauro Lopes. Todos do PMDB e que estiveram mais cedo no evento de Andrade.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo (PT), participou do encontro com a bancada e fez duras críticas a Antônio Andrade. Ele disse que o vice-governador articula para assumir o posto de Pimentel, mas que não há, segundo Durval, qualquer possibilidade de afastamento de Pimentel em função do apoio da bancada peemedebista e da falta de provas contra o governador. 
Vice-governador nega,  
mas os fatos mostram afastamento de Pimentel.
O vice-governador afirmou que tem feito "absolutamente" nada. "O problema do governador é um problema jurídico. Não posso fazer nada para ajudar e nada para atrapalhar", disse o vice-governador, que se sentou ao lado do ex-governador Newton Cardoso, e dos deputados federais Leonardo Quintão, Newton Cardoso Júnior e Saraiva Felipe, no encontro do Ouro Minas. Os relatos foram publicados no jornal Hoje em Dia.
Segundo Andrade, "não há golpe nenhum" em curso contra o governador. "Eu desafio encontrar um deputado estadual com o qual eu tenha trocado qualquer palavra sobre a situação", acrescentou.
Interlocutores do vice-governador dizem que não há divergências entre ele e Pimentel e que os dois têm mantido o diálogo. “O que há é futrica de quem é próximo do Antônio Andrade contra Pimentel e de quem é próximo a Pimentel contra Antônio Andrade”, disse o prefeito eleito de Ipatinga Sebastião Quintão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário